conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Unibes recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Instituição foi um dos destaques na categoria Pessoa Idosa, que premiou mais 11 iniciativas e práticas de inclusão na cidade de São Paulo

Unibes - selo de direitos humanos e diversidade

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), atuante há mais de 100 anos na cidade de São Paulo e considerada uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu em outubro.

O projeto “Arte e Terapia como Caminho para uma melhor qualidade de vida”, da Unibes, ganhou na categoria Pessoa Idosa pelo seu impacto na promoção de igualdade em direitos, permitindo que idosos vivam com mais dignidade e respeito.

O projeto atende semanalmente 69 idosos em situação de vulnerabilidade social, com fragilidade em seus vínculos familiares e diferentes graus de dependência. A iniciativa busca tornar a interação social possível e estimular o conhecimento e a cultura por meio das atividades artísticas propostas.

Oficina Arte e Terapia

A oficina foi elaborada com base na Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, assegurando seus direitos sociais, autonomia, integração e participação do idoso na sociedade. A Unibes tem como finalidade acolher e garantir a proteção integral do idoso, enfatizando suas demandas individuais e comunitárias, através de seus desejos, necessidades e possibilidades, sempre com o objetivo do envelhecimento ativo e com qualidade.

Durante as atividades, os idosos podiam participar de forma virtual, obedecendo todos os protocolos de segurança. Eram disponibilizados os materiais necessários para as atividades e feitas ligações semanais para acompanhamento. A oficina contou com três propostas de atividades artísticas diferentes e complementares, visando o bem-estar do idoso através do contato com a cultura, da interação social, e da escuta relacionada a questões emocionais decorrentes da pandemia, mitigando seu efeito na vida dos idosos.

Premiação

Ao todo foram premiadas 12 categorias que receberam o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2021, de um total de 141 iniciativas e práticas de inclusão e diversidade em organizações públicas, privadas e do terceiro setor reconhecidas. Na categoria Pessoa Idosa, além da Unibes, foram premiadas: Associação Maria de Nazaré, Vida60Mais, Instituto Pinheiro, Dínamo Editora, ISGAME, Walking Football Brasil, 50mais Ativo, Instituto Velho Amigo, Maturi, Fundasp e Casa de Idosos Ondina Lobo.

Outras categorias reconhecidas foram Igualdade racial (10); LGBTI (4); mulheres (21); pessoas em situação de rua (6); pessoa imigrante (14); pessoa com deficiência (18); juventude (4); infância e adolescência (9); pessoa privada de liberdade ou egressa do sistema carcerário (1) e transversalidades (42).

O selo possui validade de um ano e a organização que participou da edição anterior pode se inscrever na seguinte. Além do reconhecimento, as empresas e instituições destacadas passam a integrar a Rede do Selo, que promove encontros para a troca de boas práticas, formando uma cadeia de impulso à diversidade.

Unibes

Fundada em 1915, a Unibes é uma respeitada organização do terceiro setor, reconhecida nos setores público e privado. O público atendido pela instituição é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, mais de 15 mil atendimentos são realizados pela Unibes que tem o propósito de ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida.

As unidades são distribuídas em sete bairros da capital paulista, incluindo o Centro Dia, o Núcleo de Convivência para Idosos, a Unibes Cultural, e o Bazar Unibes, além da sede Unibes no bairro Bom Retiro.

(Fonte: Unibes e Prefeitura de São Paulo / Imagem: Reprodução Facebook)

1 Comentário

1 Comentário

  1. Simone

    3 de dezembro de 2021 às 13:15

    Que maravilhoso, parabéns as instituições e principalmente a todos envolvidos! Que 2022 tenhamos mais exemplos como este, a união faz a força!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises