conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Fiocruz lança cartilhas para cuidadores de idosos

Cuidadores de idosos

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou nesse mês três novas cartilhas de apoio para cuidadores de idosos. As publicações abordam luto e solidão, atividades físicas e direitos das pessoas cuidadoras de idosos, e integram o projeto Cuidando de quem cuida, vinculado ao programa Inova Fiocruz, que reúne, ao todo, seis vídeo-aulas e seis cartilhas sobre o assunto.

O professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz Daniel Groisman é coordenador do projeto e um dos responsáveis pela elaboração do material. Além dele e de outros pesquisadores da Fiocruz, as cartilhas foram elaboradas com apoio de especialistas convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Associação dos Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro (Acierj). 

cartilhas cuidadores fiocruz

Direitos

Uma das cartilhas é sobre Diretos das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia de Covid-19. Segundo a publicação, os direitos das pessoas idosas são garantidos por legislações específicas, como a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso. “Mas e quanto à pessoa que cuida? Quais são seus direitos?”, questiona a cartilha. Dentre os principais direitos dos cuidadores remunerados e familiares, o documento destaca os direitos à saúde, assistência social, previdência social e justiça.

Saúde física

Para passar orientações gerais para cuidadores sobre atividades físicas para os idosos, impactada pelas restrições causadas pelo necessário isolamento social devido a pandemia foi elaborada a cartilha Como estimular a pessoa idosa a continuar fisicamente ativa durante a pandemia de Covid-19?.

Solidão e luto

A cartilha Como lidar com a solidão e o luto durante a pandemia de Covid-19? foi criada com o propósito de auxiliar os cuidadores de pessoas idosas a lidarem com a solidão e com sentimentos ligados à morte de parentes, amigos e pessoas com quem mantinham relações de cuidado, sobretudo idosos, ocorridas na pandemia. O material foi criado tendo em vista o enorme índice de mortes, em sua maioria, de idosos.

Cartilhas

Mais materiais sobre a pessoa idosa e a covid-19 podem ser encontrados no site desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise/Icitc/Fiocruz), em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT):  Pessoa Idosa e Covid -19: Materiais sobre prevenção e cuidados. Leia mais no blog Nova Maturidade.

(Fonte: EPSJV/Fiocruz / Imagem principal de Michelle Scott por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises