conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Pessoa idosa e covid-19: Site reúne materiais sobre prevenção e cuidados

Pessoa idosa pandemia covid-19

Pesquisadores do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise/Icitc/Fiocruz), em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), desenvolveram o site Pessoa Idosa e Covid -19: Materiais sobre prevenção e cuidados. A iniciativa reúne informações com o objetivo de diminuir o impacto da pandemia de covid-19 sobre a população idosa, combater a desinformação e dar visibilidade às particularidades do cuidado com idosos.

Gestores, profissionais de saúde, cuidadores e idosos têm acesso no site a manuais, cartilhas, guias, notas técnicas, vídeos, podcasts, blogs, relatos de experiência e posicionamentos oficiais. A coordenadora geral do projeto, a pesquisadora da Fiocruz Dalia Romero, afirma que a proposta é “concentrar informações de qualidade e de fontes confiáveis num só site, baseados em evidências científicas e produzidos por diversidade de instituições e atores”.

O Pessoa Idosa e Covid-19, segundo Dalia, que coordena o projeto ao lado do pesquisador da UMA/UFT Luiz Sinésio Silva Neto, pode assim “ajudar nos desafios que a pandemia coloca à sociedade, como evitar agravos e mortes de idosos, possibilitar o envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida das pessoas que cuidam deles”. 

Projeto

A criação do site começou em abril de 2020, mas com a falta de financiamento só foi possível lançar o projeto oito meses depois. Para a coleta do material houve a colaboração de gestores e profissionais da atenção básica de todo território nacional, especialmente do campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa.

Até dezembro foram selecionados, classificados e incluídos 162 materiais de 17 Estados e do Distrito Federal. Os pesquisadores envolvidos no projeto Pessoa Idosa e Covid-19 pretendem seguir com o projeto incluindo também informações sobre o cuidado do idoso no período pós pandemia.

Temas variados

Os temas vão desde educação digital a recomendações para profissionais de saúde. Os tópicos de busca incluem dicas de alimentação saudável e atividade física até informações sobre o distanciamento social, sintomas, prevenção e orientações para ansiedade, estresse, tristeza e solidão. Há também sugestões para aproveitar o tempo, entre outros.

O projeto pretende ainda dar enfoque à importância dos grupos e das instituições de pesquisa voltadas para a temática do idoso. Entre as ferramentas de busca, é possível também selecionar o tipo de instituição, como universidade/instituição formadora, secretarias de saúde, Ministério da Saúde, sociedade de geriatria, instituição privada e organização não-governamental (ONG).

Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo e-mail: idoso.covid@icict.fiocruz.br

(Fonte: Icict/Fiocruz / Imagem principal de Alexandra_Koch por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises