conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura & Turismo

Arquipélago da Madeira quer ser “Age & Longevity Friendly”

Envelhecimento da população e do perfil dos turistas que visita a ilha, em Portugal, orienta estratégia de promoção

Arquipélago da Madeira quer ser o primeiro do mundo classificado como "Age & Longevity Friendly"

A Ilha da Madeira, em Portugal, quer se tornar o primeiro arquipélago do mundo classificado como “Age & Longevity Friendly” (Amigo da Longevidade e do Envelhecimento, em português). A iniciativa inédita no país corresponde às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu o envelhecimento saudável e a longevidade como prioridade para a década de 2020/2030.

A Madeira, segundo os promotores do destino turístico, reúne as condições para ser um destino ‘Amigo da Longevidade e do Envelhecimento’ e é o primeiro do país a contar com um órgão governamental, a Direção Regional de Políticas Públicas Integradas de Longevidade (DRPPIL), para debater e colocar em prática soluções para a longevidade e envelhecimento saudável.

Entre as ações já implementadas para se tornar um destino amigo da longevidade está a adaptação do sistema de saúde para a população madeirense com mais de 65 anos, que entre os anos de 2011 e 2021 aumentou 25%. E para os próximos três anos serão lançados concursos públicos na área da saúde no valor de 54 milhões de euros.

O arquipélago da Madeira pretende também tornar-se um destino de saúde para os mais idosos, oferecendo soluções que complementem a área do turismo, como o clima, tranquilidade, natureza e espaços verdes. Segundo estudo de 2018 feito pela Direção Regional de Estatística da Madeira, a idade média dos visitantes que chegam à ilha de avião e de navio de cruzeiro é de 48 e 60 anos, respectivamente.

A Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade deve promover um estudo sobre o impacto e a oferta do Turismo de Longevidade e sobre a longevidade no local de trabalho. A partir dos resultados deve ser possível acrescentar novas tendências e indicadores que ajudarão a criar políticas e estratégias fundamentais para o turismo neste contexto de longevidade.

Sobre a Ilha da Madeira

De origem vulcânica, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há opções em balneários, monumentos históricos, hotelaria e gastronomia. Para mais informações acesse: www.madeiraallyear.com.

(Fonte: AFT Digital)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...