conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

USP 60+ inicia série de eventos sobre temas da longevidade

Palestra USP 60+ Sono e longevidade Eventos

“Sono e longevidade” foi o tema do primeiro encontro promovido em 2020 pela USP 60+ em parceria com a Unibes Cultural. A palestrante foi a terapeuta ocupacional do Hospital Universitário da USP, Ana Paula Ratier, mestre e doutora em Ciências.

A parceria entre a Unibes e o programa da USP tem aproximadamente três anos com encontros mensais sobre temas ligados ao envelhecimento e a longevidade. Em abril, segundo o professor Egídio Dórea, que coordena o USP 60+, o tema será Saúde e Longevidade: como se preparar para envelhecer bem; em maio, quedas, que é a quinta causa de morte entre idosos.

Fechando o semestre, em junho, o encontro será sobre exercícios físicos, uma ferramenta fundamental para o envelhecimento saudável. Atenção para a abertura das inscrições nos sites da Unibes e da USP. E também consulte nossa agenda de eventos publicada mensalmente e sempre atualizada.   

Baseado em pilares como participação e intergeracionalidade, o USP 60+ deixou de ser recentemente USP Aberta à Terceira Idade buscando uma forma mais inclusiva para se referir ao público idoso (saiba mais sobre a mudança de nome aqui). Outros eventos já estão na agenda. No dia 2 de abril, acontece o Dia do Calouro Idoso na USP aberto aos alunos e àqueles que não vão participar do programa nesse ano.

Egídio Dórea USP 60+ Sono e longevidade Eventos
Egídio Dórea destacou os próximos eventos

Em breve também a quarta edição do Simpósio Envelhecimento Ativo da USP. No dia 15 de maio, o auditório da István Jancsó, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin, na USP, será palco mais uma vez de um dia inteiro de palestras,  abordando temas como economia da longevidade, empreendedorismo, determinantes sociais da saúde, envelhecimento e preconceito. O blog já acompanhou edições anteriores do evento e é imperdível. Leia aqui como foi a terceira edição no ano passado.

Já no dia 28 de maio acontece o I Encontro das Universidades Abertas à Terceira Idade, como parte da programação da Virada da Maturidade, que este ano será entre os dias 28 e 30 de maio. A USP 60+ é parceira do evento e deve promover outras atividades nos três dias de programação. Veja mais no site da Virada.

Sono

Ana Paula Ratier USP 60+ Sono e longevidade Eventos
Ana Paula falou da importância do sono

Na palestra de terça-feira, Ana Paula falou da importância e fases do sono, despertar noturno, distúrbios e higiene do sono. Segundo ela, é o ciclo claro-escuro do dia o fator ambiental que sincroniza o ritmo biológico. E um sono de qualidade contribui para a longevidade porque é o momento de recuperação de tecidos e órgãos, renovação celular e memorização.

As modificações no padrão de sono, de acordo com a terapeuta ocupacional, atingem metade da população com 65 anos ou mais que moram na própria casa e 70% dos idosos institucionalizados. Estas mudanças provocam sonolência, fadiga durante o dia, comprometimento cognitivo como também afetam o sistema imunológico e funções psicológicas.

Entre os distúrbios do sono, os mais prevalentes são insônia e apneia, além de bruxismo, ronco, entre outros,  porém menos de 10% dos casos são diagnosticados porque são considerados problemas comuns.

As dicas para uma boa higiene do sono incluem levantar diariamente no mesmo horário, a prática regular de exercícios físicos, tentar adormecer naturalmente, evitar luminosidade e o uso de eletroeletrônicos momentos antes de dormir, criar um ritual individual para dormir, entre outros. Diante de problemas persistentes, a orientação é procurar um médico especializado que vai avaliar o caso e pode orientar por um tratamento farmacológico ou não. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises