conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Startup atua no cuidado e prevenção de quedas

Techbalance é uma healthtech desenvolve soluções para a prevenção, cuidado e acompanhamento com foco na promoção da saúde

Prevenção de quedas - startup Techbalance

As startups de tecnologia têm como foco também a economia da longevidade. Uma delas é a Techbalance, healthtech que desenvolve soluções para a prevenção, cuidado e acompanhamento de risco de quedas e lesões. Em 2019, a empresa foi uma das vencedoras da Chamada de Negócios para a Longevidade, promovida pelo Aging2.0.

“Nosso cliente é corporativo e atende principalmente pessoas acima de 45 anos,  que já estão atentas a prevenção de lesões, mudar a condição de sedentarismo ou já tiveram algum evento relacionado a dor, lesão ou trauma.   Dentre este público, 64% das vidas possuem mais que 60 anos e a abordagem dos nossos clientes usando TechBalance dentro dos seus serviços, é de promoção de saúde e redução de custos”, explica Fabiana Almeida, fundadora  e CEO da Techbalance.

O trabalho da empresa com o público idoso funciona como triagem e monitoramento de resultados na linha de cuidado clínico-motora, como explica Fabiana: “Nossos clientes usam o nosso produto TechOnline para orientar as linhas de cuidado da promoção de saúde, prevenção e monitoramento de pacientes pré-frágeis e frágeis. Basicamente o TechOnline funciona como uma ferramenta para digitalizar a triagem e endereçar para as linhas de cuidado”. 

Outra linha de trabalho é com o TechSafe, voltado para avaliação e monitoramento de pacientes que estão nas linhas de cuidado de prevenção e gestão de risco com indicação para uma análise aprofundada da performance motora, do risco de queda, da adaptação do lar contra os riscos, de fortalecimento e treino de equilíbrio para prevenção. A tecnologia centraliza os resultados da jornada do paciente. 

Prevenção de quedas

Para Fabiana, o uso da tecnologia é uma oportunidade para viabilizar uma transformação real  na prevenção de quedas. “A estratégia de prevenção de queda só é eficiente no contexto prevenção integrada. E, isso é um desafio enorme de gestão e estratégia para os serviços de saúde. A Plataforma TechBalance foi desenvolvida para ser essa solução simples, que entrega a gestão desta informação como estratégia e trabalha diretamente na operação engajando profissionais e a população para o cuidado coordenado preventivo”. 

O cuidado com as quedas, segundo a empreendedora, deveria tornar-se uma linha de prevenção como a gestão de crônicos, prevenção do câncer e do infarto. “Não é tranquilo para ninguém saber que aos 55 irá sofrer um infarto, ou que aos 60 irá desenvolver um câncer de mama. Pela prática, acompanhando essas pessoas por muitos anos depois das quedas, podemos dizer que fraturar o quadril por queda aos 70 é igualmente catastrófico na vida das pessoas e das famílias, gerando uma sobrecarga de custo enorme e preocupante para os serviços de saúde”.

Investimento e parceria

A Techbalance recentemente se tornou parceira estratégica da Shift, empresa especializada em tecnologia para medicina diagnóstica e preventiva, com um investimento inicial, na ordem de R$ 2 milhões.  De acordo com Marcelo Lorencin, fundador e CEO da Shift, a empresa atua com a missão de promover a melhoria dos serviços de saúde e bem-estar, especialmente das pessoas com 60 anos ou mais.

“Além de ser o mais representativo grupo etário de nossos clientes, é um público que busca cada vez mais a prevenção, o acompanhamento periódico de sua saúde e uma longevidade ativa. Assim, é nesse sentido que olhamos para o potencial de novas parcerias e investimentos: o cuidado ao paciente, a promoção da saúde e a sustentabilidade de todo o setor e cadeia de valor da saúde”, destaca.

Através do Health Square, o hub de inovação da Shift, a empresa deve buscar outras oportunidades, parcerias e soluções na área de medicina diagnóstica e preventiva. “Em relação especificamente ao público 60+, acreditamos que a TechBalance representa um grande passo nesse sentido e estamos muito honrados com essa parceria”, conclui Lorencin.

(Imagem principal: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...