conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Simpósio Virtual Latino-Americano começa na segunda

Simpósio Virtual Latino-Americano de Envelhecimento Ativo e Saudável

O Centro Internacional de Longevidade – Brasil (ILC-BR, sigla em inglês) coloca em pauta essa semana a pergunta: “Estamos prontos para a Revolução da Longevidade?”. No Simpósio Virtual Latino-Americano de Envelhecimento Ativo e Saudável, que será realizado de segunda a quarta-feira (19 a 21 de outubro), a partir das 17 horas, serão debatidos os impactos da chamada Revolução da Longevidade para a sociedade não apenas no Brasil, mas também no continente.

O evento online e gratuito contará com a participação de representantes do Chile, Uruguai e Peru. A transmissão será ao vivo pelo canal do ILC-BR no YouTube e na página Facebook. Em debate questões como o Brasil e países vizinhos tratam seus idosos, por que alguns países vizinhos têm expectativa de vida mais alta que a brasileira e o que mudou com a pandemia do novo coronavírus.

O Brasil, até bem pouco tempo atrás era considerado um país de jovens, porém está envelhecendo rápido. Em apenas três décadas, os idosos representarão 30% da população brasileira. Embora seja um fenômeno global, em nações como a brasileira o processo é mais complicado, não houve tempo para o enriquecimento do país e para o suporte às políticas públicas necessárias com o envelhecimento da população.

Alexandre Kalache

A abertura na segunda (19) será com o presidente do ILC-BR, Alexandre Kalache (foto). Na sequência os debates serão “Década do Envelhecimento Saudável e Ativo da OMS – A visão da OMS/OPA, do Ministério da Saúde e da Abrasco” e “Prevenção – iniciativas pontuais em áreas prioritárias”.

Ao final haverá uma interação com o público, com perguntas e respostas. Além de Kalache, participarão Lely Guzman, Cristina Hoffmann, Marilia Louvison, Maísa Kairalla, Lessandra Michelin e Mônica Perracini. No dia seguinte (20), os convidados serão Lídice da Mata e Souza, Leandre Dal Ponte, Pedro Westphalen, Antonio R. Braga Neto, Ana Charamelo Baietti, José Francisco Parodi e Robinson Quadros.

Encerramento

O Simpósio Virtual terminará na quarta (21), abrindo com uma atualização sobre a Covid-19 no Brasil, trazendo aspectos de saúde, os grupos de risco, as ações da Frente Nacional de Fortalecimento das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e uma reflexão sobre idadismo.

Em seguida será apresentada uma visão holística da prática geriátrica, terminando com um debate interativo. Os participantes do último serão serão Anita Neri, Karla Giacomin, Alexandre Kalache, Kenio Costa de Lima e Claudia Burlá. (Fonte: ILC-BR)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises