conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

SBGG fecha parceria para encontros virtuais e divulga carta compromisso

SBGG - parceria para encontros virtuais e carta compromisso

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa e do Grande Conselho Municipal do Idoso, firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) para a realização de Encontros Virtuais em homenagem ao Mês da Pessoa Idosa.

Os temas foram escolhidos atendendo o interesse das pessoas idosas, e também são voltados para familiares, profissionais, técnicos e estudantes. Os encontros são gratuitos e os participantes receberão certificados.

Na terça, dia 6 de outubro, ás 10 horas, o tema será “Alimentação consciente para envelhecimento saudável”, com Elci de Almeida Fernandes, mestre em nutrição aplicada e presidente da Gerontologia da SBGG-SP. No dia 13, Ana Paula Maeda, mestre em saúde pública e gerente assistencial do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte – CRI Norte, vai falar sobre “Geriatria e gerontologia: diferenças e compartilhamentos”.

No penúltimo encontro, no dia 20, Gislaine Gil, neuropsicóloga e coordenadora do serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês, abordará “Como estimular o cérebro para se manter ativo?”. Sonia Marx, pós-graduada em musicoterapia com especialização em gerontologia, encerrará a programação no dia 27 com o tema “Musicoterapia como alternativa de tratamento ao idoso”.

Inscrições pelo site – http://www.sbgg-sp.com.br/palestras-no-mes-do-idoso/

A SBGG também divulgou ontem uma carta compromisso em referência ao Dia Internacional do Idoso. Leia na íntegra:

São Paulo, 01 de outubro de 2020 (Dia Internacional do Idoso)

Nos últimos meses, a grave crise sanitária que vivemos exacerbou os efeitos nefastos da desigualdade social sobre os grupos mais vulneráveis da população, dentre os quais os idosos merecem importante destaque. A pandemia de COVID-19 demonstrou de forma contundente que, enquanto sociedade, não partilhamos das mesmas oportunidades de proteção, segurança e sobrevivência.

Muito além da perspectiva da saúde biológica, os mitos, estereótipos e preconceitos que envolvem as velhices, representam importantes barreiras que precisam ser combatidos com vistas a um envelhecimento digno e uma melhor chance de superar os desafios históricos e socioculturais exacerbados pela atual pandemia.

Esse triste cenário nos apresenta a necessidade de falarmos ainda mais sobre velhices e dar visibilidade à essas questões que também integram o conceito amplo de saúde.

Falamos de velhices no plural, pois estas são diversas, e estão permeadas por muitas outras características que as tornam subjetivas, que são negligenciadas numa sociedade desigual, sob estruturas de preconceitos e violências naturalizados.

O Dia 1 de Outubro é reconhecido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional do Idoso como estratégia de dar visibilidade às questões relacionadas ao envelhecimento e às velhices.

Reconhecendo que essa data demanda importantes reflexões sobre o envelhecimento e as velhices, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção São Paulo (SBGG-SP) reafirma nesta Carta Compromisso os seguintes valores:

  • O processo do envelhecimento diz respeito à toda sociedade que deve assumir o compromisso na defesa e proteção dos direitos das pessoas idosas e de reconhecimento do protagonismo e participação das pessoas idosas na sociedade através das suas mais diversas formas de organização;
  • As pessoas idosas têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas e que estes direitos, inclusive o de não ser submetido à discriminação baseada na idade nem a nenhum tipo de violência. Esses princípios emanam da dignidade e igualdade que são inerentes a todo ser humano;
  • Nenhuma pessoa idosa deve ser objeto de negligência por ação ou omissão. Isso inclui o dever do Estado de  oportunizar as pessoas idosas o respeito aos seus direitos constitucionais e assegurados nos demais instrumentos legais e jurídicos das suas garantias, vigentes em nosso País.

No Dia Internacional do Idoso, diante das demandas que emergiram no contexto atual da pandemia COVID-19, a SBGG-SP reafirma seu compromisso com a dignidade e a proteção das pessoas idosas, assim com a necessidade da ressignificação dos valores que permeiam essa importante fase da vida.

Por um envelhecimento digno no Brasil!

(Fontes: SBGG e Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa / Imagem de truthseeker08 por Pixabay)


Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises