conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Prefeitura do Recife e UFRPE apresentam Glossário de Enfrentamento ao Idadismo

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), divulgou a edição

Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo - Prefeitura do Recife - UFRPE

A Prefeitura do Recife promoveu, no início de outubro, uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de outubro. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), divulgou o Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo. O documento reúne, de forma colaborativa, textos idadistas que mostram o preconceito pela idade, enraizado no imaginário social e que afeta a saúde mental e física das pessoas idosas.

A idealizadora do documento, Sandra Gomes, esteve presente no evento. A edição foi produzida pela Longevida – Consultoria na Área do Envelhecimento, com sede em São Paulo, fundada e dirigida por Sandra, e relaciona frases, expressões e depoimentos de representantes das cinco regiões brasileiras – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A publicação pode ser acessada no site da Longevida pelo link – https://longevida.ong.br/glossario_idadismo_2edicao.pdf.

O Glossário procura cumprir seu papel de dar voz e estimular o protagonismo da pessoa idosa em toda a sua diversidade (negros, LGBTQIA+, pessoa com deficiência e outras) presente em diferentes localidades do país.

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, destaca que o Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo é uma ferramenta educativa para sensibilizar a sociedade e o preconceito em relação à idade precisa ser combatido, pois causa são atributos que causam danos, desvantagens e injustiças.

Nesta edição do Glossário, organizadores procuraram ouvir as pessoas idosas para conhecer as diferentes formas de a nossa língua expressar o preconceito ancorado em vários estereótipos: improdutividade, dificuldade de aprendizagem e incapacidade, além de aspectos em relação à interseccionalidade, a exemplo de gênero, raça, classe, religião, deficiência, entre outras.

Com a colaboração  técnica da professora Nayana Pinheiro, o Glossário foi reeditado pela UFRPE. “O Glossário tem o intuito de conscientizar sobre expressões idadistas, bem como combatê-las.  Para a universidade, é mais uma oportunidade de educar os seus diversos sujeitos sobre a importância  da valorização  e respeito aos mais velhos,  para além de ser um documento de formação e combate a esse tipo de violência”, salienta a professora, que é coordenadora do Núcleo do Envelhecimento, Velhice e Idosos (Nevi UFRPE).

(Fonte: Prefeitura do Recife)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...