conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Museu da Imigração em SP terá programação especial

Museu da Imigração fica no bairro Mooca em SP

Lançamento de livro, roda de conversa e ação educativa vão marcar a participação do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, na 13ª Primavera dos Museus. Nos dias 28 e 29 de setembro, o museu terá uma programação gratuitas com parte da ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A edição deste ano, que começará no dia 23 e envolverá mais de 800 museus pelo país, busca envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Com base na temática “Museus por dentro, por dentro dos museus”, os visitantes poderão participar das atrações com os profissionais selecionados para o Programa de Residência Artística de 2019 e ação educativa sobre as diversas atividades no equipamento. Saiba mais sobre a Primavera dos Museus no portal do Instituto Brasileiro de Museus (clique aqui).

O cronograma no Museu da Imigração será aberto com o lançamento do livro “Infância Refugiada – Retratos de um Conflito” com roda de conversa e atividade de pintura. A autora Karine Garcêz e o fotojornalista Wagner Ribeiro estarão presentes no dia 27 (sexta-feira), a partir das 15 horas, no foyer (em frente ao auditório). A publicação proporciona uma reflexão sobre direitos humanos e infância, refúgio, tolerância religiosa e migrações forçadas. A autora registra crianças e adolescentes palestinos refugiados em países do Oriente Médio.

Por meio da exposição temporária “Infância Refugiada”, o público do museu teve a oportunidade de conhecer algumas dessas fotografias entre os meses de outubro e dezembro de 2018. No dia 28 (sábado), às 11 horas, Emilia Estrada e Nicolás Linares, profissionais selecionados para o Programa de Residência Artística, retornarão à instituição para realizar uma oficina e roda de conversa sobre o processo criativo, os conceitos e as inspirações de cada um.

Oportunidade

O encontro será uma oportunidade para os visitantes compreenderem a criação das obras “Cúmulo” e “Chegar nunca é chegar”, em cartaz de 31 de agosto até 1º de dezembro. Para participar desses dois momentos, é necessário enviar e-mail para mirella.rafael@museudaimigracao.org.br.

Finalizando a programação, no período da tarde, o Núcleo Educativo debaterá perguntas comuns como “Por que não pode tocar?”, “Como isso veio parar aqui?” e “Posso doar um objeto?”, a partir das 15 horas. A ação “O Museu, de dentro pra fora” abordará as várias atividades e equipes do Museu da Imigração. Para participar, não é necessário se inscrever previamente, apenas é preciso se direcionar à obra “Cúmulo”, na Hospedaria em Movimento.

O Museu da Imigração fica na rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro Mooca, em São Paulo. Informações pelo telefone (11) 2692-1866. O museu funciona de terça a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas. A entrada custa R$10, com meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Aos sábados a entrada é gratuita. O local é acessível e conta com bicicletário na calçada. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo / Foto: Vanessa Canoso/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises