conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Eventos

Live no dia 19 encerra campanha ‘Eu Sou SUS’ (cancelada)

Evento online do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam terá como tema “Viver o SUS – O papel cidadão do servidor público”

A live de encerramento da campanha “Eu Sou SUS”, promovida pelo Movimento Vidas Idosas Importam (MVII), terá como um dos convidados o diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Wilson Jacob Filho. A roda de conversa será no dia 19 de maio, às 19 horas, com o tema “Viver o SUS – O papel cidadão do servidor público” e contará também com a presença de Vera Lúcia Mariano, interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa e da Gestão Participativa da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus, bairro da Zona Leste de São Paulo.

O evento, que encerra as ações da campanha iniciada em março, terá, ainda, a participação de Sandra Regina Gomes, coordenadora nacional do movimento; Vera Caovilla, coordenadora adjunta, e Crismédio Costa, diretor nacional de Relações Institucionais. A mediação será da radialista e podcaster Karen Garcia de Farias, da assessoria de Comunicação do MVII. A transmissão será pelo canal do YouTube do Movimento e pela página do Facebook.

Autor de livros na área da geriatria, Wilson Jacob Filho foi presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – São Paulo. O médico geriatra é também professor titular de geriatria da FMUSP e diretor da Unidade de CardioGeriatria do INCOR-HC-FMUSP. Vera Lúcia, com seu trabalho de referência na atenção básica, é assistente social e tem especialização em Saúde Pública (USP), Gerontologia e Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa (Fiocruz).

De acordo com os organizadores, o protagonismo do servidor público cidadão em conjunto com a participação da população é parte da metodologia do trabalho social, favorecendo a inclusão e o empoderamento dos mais vulneráveis.

Em defesa do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil é fruto da luta pela redemocratização do país e o maior sistema público de saúde do mundo. Nos últimos anos, vem enfrentando a estagnação de recursos, ao mesmo tempo em que lida com os desafios da pandemia do coronavírus. A campanha “Eu Sou SUS” busca mobilizar a sociedade para a defesa de tão importante instituição pública. São muitas as ações do SUS que promovem o bem-estar social, entre elas a garantia de qualidade de vida às pessoas idosas, com a contribuição significativa para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

Movimento Vidas Idosas Importam

O movimento Vidas Idosas Importam, criado em 10 de dezembro de 2020, Dia dos Direitos Humanos, vem ganhando força com a adesão de ativistas de todos os estados brasileiros. Pessoas de diferentes idades e de diversas instituições e movimentos da sociedade civil unidos pela valorização da pessoa idosa, pela defesa de direitos e pela promoção de sua participação na sociedade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Movimento Vidas Idosas Importam)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises