conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Julho tem programação de atividades culturais online

Casa Guilherme de Almeida Divulgação Governo do Estado

O Museu da Imigração, a Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida (imagem principal), da cidade de São Paulo, prepararam uma variada programação com atividades culturais online para o mês de julho. Aproveite para relaxar e aprender coisas novas sem sair de casa.

Em diferentes plataformas online, o Museu da Imigração promoverá séries, lives, programa de podcast, oficina cultural e exposição virtual. No blog do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do museu, por exemplo, começou na quarta-feira, dia 8 de julho, a série “Brasileiros na Hospedaria” – em substituição da “Hospedaria em Quarentena” – com publicações acerca da presença de migrantes internos na Hospedaria do Brás.

Semanalmente, os textos da série irão propor reflexões sobre o papel da Hospedaria em contextos específicos da história de São Paulo, relacionados à acolhida de brasileiros e, também, sobre a função do edifício nos fluxos migratórios internos, principalmente a partir da década de 1930, com a intensificação das chegadas de nordestinos no Estado de São Paulo.

Já no dia 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista, foi lançada a série “Possibilidades Educativas em Museus de História”, também no blog do CPPR. O objetivo é retomar as discussões levantadas nos encontros com professores e profissionais de turismo, durante a formação de mesmo nome, promovida em parceria com o Museu Paulista em 2017 e 2018. Os materiais, produzidos pelo Núcleo Educativo, serão publicados sempre nesse dia da semana no decorrer de julho.

Oficina e live

Realizada mensalmente pelo Núcleo Educativo no Museu da Imigração, a oficina de artesanato “Ponto a Ponto” ganhou uma versão digital durante a quarentena, com materiais explicativos no site. Nesse mês, dentro das atividades culturais online, o público interessado poderá aprender uma técnica japonesa de trançar cordas, chamada Kumihimo, em uma live neste sábado, dia 11 de julho, a partir das 15 horas, no Instagram do museu.

Em mais uma programação realizada de maneira conjunta com o Museu do Café, acontecerá a live “Colecionando Histórias Orais” no dia 13 (segunda-feira), a partir das 17 horas, nos perfis das instituições no Instagram. A conversa com os pesquisadores Angélica Beghini (Museu da Imigração) e Pietro Amorim (Museu do Café) tratará das ações que envolvem a produção e a utilização de entrevistas, esclarecendo a importância no colecionismo dos equipamentos. Os profissionais destacarão, ainda, o passo a passo desses projetos.

Festa do Imigrante

Para comemorar os 25 anos da Festa do Imigrante, evento consolidado no calendário cultural de São Paulo, o Museu da Imigração lançará uma exposição virtual por meio da plataforma Google Arts & Culture, relembrando a trajetória da celebração que enaltece as heranças e tradições de diferentes países, no dia 15 de julho (quarta-feira). Os visitantes encontrarão registros fotográficos e vídeos de diversas edições, informações e depoimentos de comunidades que fazem parte dessa história.

Cinema

O cinema também é destaque nas atividades culturais online na Casa das Rosas e na Casa Guilherme de Almeida. A Casa Guilherme de Almeida está com inscrições abertas para o curso Introdução à estética do cinema, com a Coordenadora de Programação Cultural da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, Lívia Nonato.

Na atividade, os participantes serão incentivados a estudar os filmes como mensagens artísticas. O curso apresentará conceitos teóricos gerais de estética cinematográfica. As aulas serão disponibilizadas online às segundas e quartas-feiras, do dia 13 ao dia 22 de julho. Inscrições e mais informações no link.

Tadeu Jungle / Casa das Rosas

Já a Casa das Rosas oferece o bate-papo “Tadeu está aqui” pela plataforma Google Meet. O artista multimídia Tadeu Jungle (foto: Fernando Laszlo) falará sobre sua trajetória, com ênfase em sua atuação no campo da poesia, que realiza na intersecção com outras linguagens. A atividade acontece dia 16 de julho, quinta-feira, das 19 às 21 horas. Inscrições até o dia 16 no link. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Imagem principal Casa Guilherme de Almeida/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises