conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Japoneses apresentam modelo de atendimento

Yoshiaki Imagawa, fundador do Grupo Imagawa participou do evento no início do mês (Foto: Jiro Mochizuki)

O Japão, diferente do Brasil, há anos busca soluções e trabalha com políticas em prol do envelhecimento. No início do mês de junho, o Hospital Santa Cruz (HSC) promoveu o Imagawa Seminar, que contou com a presença de Motonori Ueda, cônsul do Departamento de Economia do Consulado Geral do Japão em São Paulo; Yoshiaki Imagawa, fundador do Grupo Imagawa; Takehiko Imagawa, vice-presidente, e Tadashi Fujiwara, gerente de planejamento do grupo. No evento foram detalhadas ações de assistência às pessoas idosas, com oferta de serviços médicos, enfermagem e cuidados de longa duração que focam a população idosa no sul da cidade de Tsukuba, na província de Ibaraki, no Japão, com base em três princípios: confiança, segurança e conforto.

O presidente do HSC, Renato Ishikawa, destacou no evento, que também marcou os 80 anos do hospital, o aumento do número de idosos no Brasil e a parceria com o grupo japonês. “Estou emocionado em poder contar com a presença dos representantes do Imagawa Group no Brasil, que contribuem para um envelhecimento saudável da população japonesa. Sabemos que o número de idosos no Brasil cresceu 18% em cinco anos, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, de acordo com pesquisa do IBGE. Por isso, precisamos criar iniciativas que estimulem a população brasileira a ter mais qualidade de vida, principalmente a partir dos 60 anos, e a parceria com o Imagawa Group vem nos inspirar a lançar esse olhar cuidadoso para o futuro”, declarou.

O Imagawa Group opera diversos espaços de convivência para idosos que podem interagir com outras pessoas da mesma faixa etária, praticar atividades físicas, promovendo saúde e bem-estar. De acordo com Takehiko Imagawa, vice-presidente do Imagawa Group, os serviços são orientados por especialistas, médicos e equipes de enfermagem da Universidade de Tsukuba. “Prestamos assistência para cerca de mil idosos, em mais de dez unidades na província de Ibaraki, com locais para banhos especiais, cozinha comunitária, sala de jogos, exercícios físicos para reabilitação em piscina, com apoio mecânico individual e exercícios coletivos, alguns deles estimulados por robôs. Os idosos também podem contar com uma rede de serviço de farmácia de manipulação”, comentou.

De acordo com o Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do HSC, o trabalho do Imagawa Grup se baseia no Ikigay, que significa ‘propósito de vida’ em japonês. “O mais importante é poder continuar a viver bem e aproveitar a vida com propósito. Todos nós precisamos encontrar o nosso Ikigay, ou seja, nosso objetivo para viver bem, com saúde e disposição. E é isso que o Imagawa Group oferece aos idosos que frequentam seus espaços. Nas unidades do Imagawa, os idosos cumprem tarefas e se sentem úteis”, destacou.

Um desses espaços é o Sanruna, que oferece o day service, e recebe cerca de 80 idosos que passam o dia em suas instalações, com áreas para atividades físicas, jogos e entretenimento. “Os idosos são buscados em casa para passar o dia nas instalações do Sanruna, onde escolhem as atividades que vão se dedicar no dia. Ao completar as atividades, recebem uma moeda interna, que posteriormente pode ser usada para a compra de sucos, alimentos e até para aquisição de presentes”, explicou Tadashi Fujiwara, gerente de planejamento do grupo.

O sistema de pagamento dos serviços acontece por meio da contratação do Seguro de Assistência aos Idosos do governo do Japão. “Ao atingir 40 anos, o cidadão japonês pode aderir ao seguro, sendo 90% pagos pelo Estado e 10% pelo cidadão japonês”, destacou Yoshiaki Imagawa, fundador do grupo.

Fundado em 1939 para auxiliar os imigrantes japoneses, aliás ontem, dia 18 de junho foi comemorado o Dia da Imigração Japonesa, são mais de cem anos de parceria entre o Brasil e o Japão, o Hospital Santa Cruz tem o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência. Atualmente, é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa. (Fonte: A4&Holofote Comunicação / Hospital Santa Cruz / Foto: Jiro Mochizuki)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises