conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Integração Primaveras leva arte para os 60+

Paralisado pela pandemia, o projeto realizado em Belo Horizonte (MG) inclui, apresentações públicas e conteúdo on-line

projeto Integração Primaveras

Melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas a partir de conteúdos e atividades de alto valor agregado, gerar impacto positivo e interação entre esse público. Eis os princípios que norteiam o projeto Integração Primaveras, que retoma suas atividades em Belo Horizonte (MG) após a paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus.

Até o dia 31 de dezembro, serão disponibilizados mais de uma centena de conteúdos planejados e produzidos com o olhar para a população 60+. Além de vídeos e podcasts sobre bem-estar e comportamento, o Primaveras também contempla apresentações musicais, atrações teatrais e circenses.

O conteúdo estará disponível pela plataforma na internet e pelas redes sociais do projeto. Para receber o conteúdo, basta se cadastrar no site do projeto. Idealizado e produzido pela Pomar Cultural, o Integração Primaveras tem o patrocínio da Cemig via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e parceria da clínica +60 Saúde.

Formato híbrido

Originalmente em formato presencial, com apresentações em espaços públicos da capital mineira em 2019, de imediato o Integração Primaveras foi paralisado. Com o avanço da vacinação entre a população idosa e a constante redução dos casos de internações dentro desse público, o projeto foi revisto e as atividades foram retomadas, agora em modelo híbrido. 

A diretora geral do Integração Primaveras, Débora Coghi, explica que a realização de algumas atividades presenciais também é uma forma de colaborar com a retomada responsável do contato social para o público 60+. Além de todos os cuidados de distanciamento e uso obrigatório de máscaras seguras, qualquer artista ou membro da produção só pode ter acesso a ambientes compartilhados com os idosos após o teste negativo para a covid-19.

As atividades prosseguem até o mês de dezembro e estarão concentradas em Belo Horizonte, mas “por contemplar também a distribuição de conteúdos digitais, o Primaveras não se restringe a este público ou a uma delimitação geográfica. Está aberto ao mundo!”, comemora Débora Coghi.

Apresentações públicas e em estúdio

Atrações na música, artes cênicas e circo se dividem entre apresentações públicas – que são registradas e transformadas em conteúdos digitais – e gravações em estúdio, que vão direto para os canais oficiais do Integração Primaveras.

Pelo site do Integração Primaveras, o público terá acesso a apresentações, agenda de eventos e também a um formulário para se cadastrar e receber as novidades por e-mail e WhatsApp em primeira mão. Os protocolos de segurança contra a Covid são rigorosos em todas as etapas de produção.

Atrações

projeto Integração Primaveras

Os artistas do Integração Primaveras são selecionados por uma curadoria de especialistas em cada área. As primeiras apresentações marcaram a Semana do Idoso, no início de outubro. Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte receberam – com toda a segurança em função da pandemia – espetáculos musicais.

Os eventos contaram com a participação de Luiz Vianna, Camilo Gan e O Samba de Terreiro, No Stress, Regional da Serra e Charanga Pop, além dos grupos circenses Repimboca e Aurélia e Circo de Família. As apresentações foram gravadas e em breve estarão disponíveis na plataforma on-line do Integração Primaveras.

Nesta semana, as gravações prosseguem em estúdio. Entre os artistas, estão músicos renomados e premiados, como Egberto Brant, Renato Saldanha Duo, Amadeus, Tulio Araujo e o trio CRIO (Kiko Mitre, Lincoln Scheib e Christiano Caldas), entre outros.

(Fontes: Integração Primaveras e Turma99 Marketing)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises