conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

ILPI movimenta a quarentena com dança

Grupo ACASA movimento idosos dança quarentena

O que fazer durante a quarentena? Que tal dançar? Esta foi uma das opções adotada pela instituição de longa permanência para idosos (ILPI) do Grupo ACASA como terapia ocupacional. São três unidades no Rio de Janeiro. Segundo o CEO do grupo, Leonardo Pisani, um dos objetivos das aulas de dança é contribuir para um viver cada vez mais saudável e com maior qualidade de vida. “O movimento do corpo, a música e a dança em si permitem diversas sensações que potencializam o bem-estar e a felicidade dos nossos hóspedes”, afirma.

Com aulas por vídeo, os idosos conseguem manter as atividades mesmo neste período de distanciamento social.  A professora de dança, à distância e com a colaboração de cuidadores, orienta os movimentos. “Nada substitui uma professora orientando e cuidando pessoalmente de todos os movimentos. Mas depois que iniciamos as aulas por vídeo, que são gravadas previamente e exibidas em uma TV na unidade, percebemos que os hóspedes tendem a se esforçar mais para praticar e executar corretamente os movimentos. O que é uma ótima vantagem”, explica Victor Silva, diretor de marketing Grupo do ACASA.

Grupo ACASA movimento idosos dança quarentena
As aulas de dança contribuem para o bem-estar

Os idosos da instituição têm superado o desafio de aprender à distância e a participação dos cuidadores é essencial. “Aprender algo novo não é fácil, mas pode ser muito prazeroso. No geral, os idosos levam mais tempo para aprender um novo formato de atividade, mas sempre tem muita vontade. Os cuidadores são essenciais para o acompanhamento. Eles conhecem afundo a rotina de cada um, sabendo qual o nível de esforço que cada hóspede pode fazer”, destaca Silva.

Pandemia

A instituição, segundo o CEO do grupo, adotou uma série de medidas preventivas neste período de pandemia de Covid-19, como desinfecção semanal com uma empresa especializada; touca para sapatos, álcool em gel, luvas e máscaras individuais para os colaboradores; restrição do uso de celular, afim de evitar contaminação; controle via sistema da temperatura e saturação dos profissionais; quarto separado para isolamento de casos suspeitos; restrição da entrada de fornecedores, e mudança nos horários da jornada de trabalho para facilitar a locomoção e evitar aglomerações.

A rotina dos hóspedes também mudou. “O distanciamento entre eles nas unidades e a suspensão de visitas foram pontos muito importantes para o combate ao coronavirus. Para compensar esse isolamento social, os encontros agora acontecem virtualmente por aplicativos de videochamadas. Essa novidade tem se mostrado muito eficiente pela novidade que prende a atenção dos hóspedes e  também pela comodidade de poderem acontecer a qualquer momento”.

Leia no blog Nova Maturidade também entrevista com a nutricionista do grupo ACASA, Kelly Castro, com dicas para manter uma alimentação saudável em tempos de pandemia de Covid-19. Acesse aqui. (Fonte e fotos: Grupo ACASA)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises