conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Guarulhos mantém Fórum Popular da Pessoa Idosa

Fórum Popular da Pessoa Idosa Guaruhos

O Fórum Popular da Pessoa Idosa é uma das iniciativas da cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana do Estado de São Paulo em prol do envelhecimento ativo. Participam dos encontros mensais membros da subsecretaria de Políticas para o Idoso e da sociedade civil, incluindo representantes de diversos movimentos sociais. As reuniões acontecem toda última quinta-feira do mês. O objetivo, segundo a administração municipal, é que as demandas apresentadas pela população possam ser analisadas e estudadas formas de melhorias nas áreas.

Para Zina Costa, presidente do Fórum Popular, trata-se de uma grande escuta para que o governo possa criar essas políticas. Segunda maior cidade do Estado em população, Guaruhos obteve em 2018 o Selo Inicial SP Amigo do Idoso conferido pelo governo do Estado. A cidade também foi destaque no Simpósio Internacional Envelhecimento Ativo, realizado no ano passado pelo Centro Internacional da Longevidade (ILC, sigla em inglês). Leia a matéria no blog.

Entre as propostas levadas ao Fórum Popular para 2020 está a implantação de um Centro de Referência à Saúde da Pessoa Idosa (Ceresi) em todas as regiões de saúde e do Protocolo Municipal de Osteoporose, bem como a inclusão do capítulo sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa no Protocolo de Atendimento a Situações de Violência de Guarulhos.

Estão previstas ainda ações para estimular as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a participarem da Premiação Selo Amigo do Idoso, realizada pelo Acolher Instituto, por meio de avaliação de ações de promoção da saúde com ênfase no envelhecimento ativo, e para divulgar grupos de atividades para a população idosa.

A projeção do Sistema Seade de Projeções Populacionais para julho deste ano é que Guarulhos tenha 162.662 pessoas idosas. Em 2030, esse a população idosa chegará a 243.432, e em 2050, 387.092. Leia mais sobre as ações desenvolvidas na cidade no site.

Acessibilidade

O último encontro do Fórum Popular foi realizado no dia 27 de fevereiro e teve como tema “Como ter uma vida com mais segurança e autonomia?”. Na ocasião, o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, e a engenheira especialista em acessibilidade, Glaucia Helena Dal Secco, apresentaram os projetos desenvolvidos pela administração para melhorar a acessibilidade da pessoa com deficiência na cidade e que impactam também a mobilidade da pessoa idosa.

No encontro de fevereiro também foram apresentadas as capacitações realizadas em parceria com a subsecretaria de Políticas para o Idoso com motoristas de ônibus e aplicativos para que o atendimento à população idosa seja feito com respeito e empatia, abordando limitações físicas e outros temas. A subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão ainda deu dicas de como manter a casa segura para pessoas idosas, ou como escolher os melhores locais para moradia, evitando, por exemplo, que tenham escadas. (Fonte: Prefeitura de Guarulhos / Foto: Sidnei Barros/PMG)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises