conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Fórum Internacional da Longevidade será online nas quintas de novembro

Alexandre Kalache - VII Fórum Internacional da Longevidade

A oitava edição do Fórum Internacional da Longevidade, organizado pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR, sigla em inglês), será online com encontros todas as quintas-feiras de novembro (dias 05, 12, 19 e 26), sempre das 11 horas às 12h30.

O evento que tem como tema Envelhecimento 2020 – Virando a Página, é patrocinado pela Bradesco Seguros e conta com apoio institucional da Unibes e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – regional Rio de Janeiro. Não há necessidade de inscrição prévia A transmissão será online e aberta, pelo link: www.livebseguros.com.br

A programação preliminar divulgada traz nesta quinta-feira, dia 5, o tema A Década de Envelhecimento Ativo e Saudável da ONU/OMS, com abertura de Alexandre Kalache, presidente do ILC-BR, que será o moderador do Fórum Internacional da Longevidade. Na foto principal, Kalache na edição do ano passado realizada no Rio de Janeiro com o tema aprendizado ao longo da vida.

A Década de Envelhecimento, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 1° de outubro, também foi destaque no Simpósio Virtual Latino-Americano de Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado pelo ILC-BR em outubro (leia mais aqui).

Saúde

A primeira palestra do Fórum Internacional será sobre os principais pilares da Década com Lely Guzman, do escritório de Brasília (DF) da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), representante regional da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em destaque também o Fortalecimento dos sistemas de saúde, com Marília Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da USP; e A importância da atenção primária à saúde, com Eberhart Portocarrero Gross, médico da família na comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro. O dia terá comentários da vice-presidente do ILC-BR, Karla Giacomin.  

Solidariedade

Na semana seguinte (dia 12), o tema do Fórum Internacional será Construindo solidariedade, empatia e compaixão com as palestras Opiniões da Aliança Global ILC com Margaret Gillis, presidente do Centro Internacional de Longevidade Canadá (ILC – Canadá); e perspectivas da Fundação John Hartford, com Terry Fulmer, CEO da JHF em Nova Iorque, Estados Unidos.

Kalache ainda receberá Alexandre da Silva, do ILC-BR/Ponto focal temático – Raça e Etnia, que abordará Desigualdades relacionadas ao Envelhecimento, Raça e Etnia. Os comentários serão de Laura Machado, membro do Conselho, HelpAge International, em Londres, no Reino Unido.

Revolução da longevidade

Os Impactos da Revolução da Longevidade para a sociedade serão o tema da terceira quinta-feira (dia 19). Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) do Rio de Janeiro abordará os impactos econômicos, e Morris Litvak, CEO da Maturi e membro do ILC-BR/Ponto focal temático – Trabalho e empregabilidade, falará sobre empregos.

Daniele Vieira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro do ILC-BR/ Ponto focal temático – Aprendizagem ao longo da vida, trará o tema lifelong learning. O dia terá comentários de Anita Liberalesso Neri, professora do Departamento de Psicologia da Unicamp e membro do ILC-BR/ Ponto focal temático – Idadismo.

Encerramento  

Na última quinta-feira de novembro (dia 26), o Fórum Internacional da Longevidade debaterá Como será o futuro?. Os aspectos sociais serão abordados por Jane Barrat, secretaria executiva da Federação Internacional do Envelhecimento (IFA, sigla em inglês), em Toronto, no Canadá.

Solidariedade intergeracional será o tema da palestra de Alanna Armitage, diretora do escritório regional da UNFPA (United Nations Population Fund), Istambul, e Cultura com Bruno Assami, diretor executivo da Unibes. Os comentários serão de Silvia Perel-Levin, principal representante do comitê de ONGS sobre Envelhecimento, da Aliança Global de ILCs, em Genebra.

Na data também haverá a palestra Idadismo – o último grande tabu, com Alana Officer, conselheira técnica sênior do Programa de Envelhecimento e Saúde da OMS; e Construindo resiliência a nível individual e da sociedade, Gabrielle Kelly, do Centro de Bem-estar e Resiliência, do Instituto de Pesquisa Médica e de Saúde da Austrália do Sul (SAHMRI, sigla em inglês), na cidade de Adelaide, na Austrália.

Acompanhe as novidades no Facebook do ILC-BR.

(Fonte: ILC-BR / Imagem: Fórum Internacional da Longevidade/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises