conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

“Fim do Jogo” está online no Itaú Cultural até 3 de agosto

Fim de Jogo espetáculo Itaú Cultural Renato Borghi

Quem ainda não assistiu ou quer rever o espetáculo Fim de Jogo, que fez parte do Palco Virtual, programação de teatro on-line promovida pelo Itaú Cultural (IC), pode conferir até o dia 3 de agosto, às 12 horas, no site da instituição. A peça protagonizada por Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas foi dividida em cinco episódios. Acesse o link.

Escrita por Samuel Beckett entre 1955 e 1957, a peça tem como personagens o velho Hamm (Borghi), que está cego e paralítico e seu parceiro, Clov (Seixas), com uma estranha enfermidade que o impede de se sentar. Junto com eles, habitam outros dois mutilados, Nagg e Nell, pais de Hamm, simbolicamente representados por fotos dos pais de Renato Borghi, Adriano Borghi (Nagg) e Maria de Castro Borghi (Nell).

Os quatro personagens dividem um abrigo, refugiados de uma terra devastada, em um cenário pós-apocalíptico. Entretanto, não há pistas sobre que espécie de apocalipse criou tamanha desolação. O coronavírus? Outro vírus? Aberrações políticas? A queimada das florestas? A automação do emprego? A fome? Um cometa? Extraterrestres? Não se sabe.

A única certeza é que todos estão presos, confinados em um bunker. No jogo da sobrevivência, Hamm dá as ordens, enquanto Clov cuida da cozinha e de outras questões de ordem prática. A peça começa quando o jogo se aproxima do fim.

Montagem

Fim de Jogo espetáculo Itaú Cultural Renato Borghi

A montagem de Fim de Jogo do Teatro Promíscuo, companhia fundada por Borghi e Seixas em 1993, estreou em 2016 celebrando os 60 anos de carreira de Renato Borghi, atualmente com 83 anos. Com direção de Isabel Teixeira, as apresentações aconteciam na casa dos atores. Na época, Borghi tinha a mobilidade reduzida por problemas na coluna. Referência no teatro nacional, ele fundou o Teatro Oficina ao lado de José Celso Martinez Côrrea.

A edição dos vídeos é de Paulo Camacho e a tradução da obra de Fabio de Souza Andrade. O técnico de luz, som e câmera é Augusto Donda. (Fonte: Itaú Cultural / Fotos: Patrícia Cividanes/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises