conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Turismo

Festival Santos Café chega a quinta edição

Festival chega a quinta edição em Santos (Raimundo Rosa/Divulgação)

Junho está indo embora e vem aí o 5º Festival Santos Café, que, de 5 a 9 de julho, ocupará ruas e dez equipamentos do Centro Histórico da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, com 83 atividades diferentes, recorde de todas as edições. A programação deste ano está cheia de novidades. Haverá produção de caricaturas infantis e de pets com o cartunista Sérgio Ribeiro Lemos (Seri), na Praça Mauá; aula de pintura e desenho em campo, com alunos da Fábrica Cultural; roteiro ‘Percursos Calixto – olhar sobre a Cidade’ envolvendo o Museu do Café e a Associação Comercial, e visita à oficina dos bondes, com monitoria de guia de turismo.

Além disso, o museu abrirá ao público sua varanda para a realização do Café com Música, espaço onde serão apresentados métodos de preparo de café. Já o Arcos do Valongo (rua Comendador Neto, 3), que concentrará, a exemplo do ano passado, a degustação de cafés especiais, contará pela primeira vez com uma praça de alimentação, com itens diversificados.

A solenidade de abertura está marcada para as 18h30 do dia 5, no Museu do Café (rua XV de Novembro, 95), com apresentação da Orquestra do Instituto GPA. Ainda nesse dia, haverá visitação noturna das 18 às 21 horas, com retirada de ingressos até às 20h30. O roteiro poderá ser realizado ainda nos dias 6 e 7 até às 20 horas e os convites estarão disponíveis até meia hora antes do término.

Quatro oficinas de gastronomia ocuparão o Museu do Café, uma a cargo de Mirele Pereira e Hélida Gonçalves, do Senac; outra com o chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-Escola; a terceira com a barista Nina Rodrigues, e a última com a chef Renata da Cruz Duarte, do Buffet Sabor Surpresa.

A programação infantil também foi reforçada, com atrações como performances itinerantes diárias nas ruas com perna de pau e a presença dos personagens Lol, Minion, Masha e o Urso, Peppa, Senhora Elástico e Senhor Incrível. Completam as atrações para esse público Espaço Kids, Turma do Mickey, Patrulha Canina, Toy Story, Dona Florinda, professor Girafales, Vingadores, teatro de fantoches, contação de histórias, Leia Santos e Tite Franco Infantil, além do Espaço Café com Leite e roteiro lúdico-infantil, os dois últimos no Museu do Café.

Atividades

O palco instalado no bulevar da rua XV de Novembro, junto à Rua do Comércio, e ainda o Arcos do Valongo concentrarão grande parte da programação musical, que também se estenderá por ruas do centro, Estação do Valongo e Museu Pelé. A Casa do Rei abrigará ainda produção de caricaturas, a cargo da Caricartoon Eventos; exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams); apresentações musicais sempre às 15 horas e a oficina de estética ‘Café, tratamento de beleza’, com a farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho, da Bel Coelho Estética.

Na programação do dia 9, quando termina o festival, destaque para o Pedal Retrô, passeio de bicicleta beneficente, com saída da American Ciclo (avenida Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), às 9 horas, rumo à Praça Mauá. Promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), o 5º Festival Santos Café conta com o apoio das pastas da Cultura, Segurança e Comunicação e Relações Institucionais, entre outros órgãos da Prefeitura; CET; Revista Espresso e Café Editora; Clube dos Automóveis Antigos de Santos; Clube do Choro; Associação Comercial; Museu do Café; Bel Coelho Estética e American Ciclo. Confira a programação completa no Portal de Turismo de Santos. (Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos / Fotos: Isabela Carrari e Raimundo Rosa/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...