conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Eleições municipais: vote consciente

eleições municipais - voto consciente
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

Está chegando o dia do primeiro turno das Eleições Municipais 2020. No domingo, dia 15 de novembro, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. Votar é um ato de cidadania. É importante que as pessoas idosas votem, com atenção aos protocolos sanitários, e façam valer suas demandas.

Participar das eleições é fundamental mesmo àqueles com mais de 70 anos para quem o voto é facultativo. No país, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 8,7 milhões de pessoas entre 70 a 79 anos aptos a votar, 4,6 milhões com 80 a 99 anos, e 65,5 mil com mais de cem anos.

O Plano de Segurança Sanitária para as eleições do TSE determinou o horário preferencial, das 7 às 10 horas, para os eleitores com mais de 60 anos. De acordo com o texto, acompanhantes ou eleitores mais jovens que compareçam aos locais de votação nesse período deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada.

Outras medidas são o uso obrigatório de máscaras, fornecimento de álcool em gel para higienizar as mãos antes e depois de votar, e se possível levar a própria caneta para assinatura do caderno de votação.

Representatividade

Para que o voto seja realmente representativo é preciso conhecer os problemas locais e definir qual dos candidatos tem propostas que atendam as demandas da população. Pesquise e decida quais deles você acredita que possam promover as necessárias melhorias e mudanças em áreas como educação, saúde, segurança pública, economia, transporte e emprego.

Conheça melhor os candidatos de sua cidade no serviço DivulgaCandContas do TSE, que apresenta informações detalhadas e prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos. Informação é fundamental para definir o voto, mas atenção as notícias falsas, esteja de olho na fonte do conteúdo que você recebe e compartilha.

Saiba mais sobre as ideias do candidato e do partido político que ele representa, se já exerceu um cargo político ou não, pesquise o histórico e se não denúncias de corrupção, se o que propõe é viável e está de acordo com as atribuições do cargo.

No Guia do Cidadão do Ministério Público do Paraná é possível conhecer os conceitos de política, democracia e cidadania, as atribuições do poder Legislativo, Executivo e Judiciário, e o papel de prefeitos e vereadores, e outros cargos eletivos.

e-Título

Quem não estiver com o título eleitoral em mãos no domingo, ou um documento oficial com foto, pode votar usando o aplicativo e-Título. Disponível nas lojas on-line Google Play e App Store. O aplicativo permite emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, informa o endereço do local de votação, fornece informações sobre a situação eleitoral e pode ser usado para justificar  a ausência somente no dia da eleição e no horário de votação, das 7 às 17 horas. 

Já denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público.

(Fontes: TSE e Ministério Público do Paraná / Imagem principal: José Cruz/Agência Brasil)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises