conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

E-book vai abordar envelhecimento, velhices e o legado de Paulo Freire

Paulo Freire - Reprodução

Em comemoração ao centenário do nascimento do educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira, a Edições Hipótese irá lançar uma obra com reflexões sobre velhices inéditas, envelhecimento e o Estatuto do Idoso à luz de sua teoria. A expectativa é lançar o livro, no formato e-book, em setembro. Será um presente de aniversário ao educador, que completaria cem ano no dia 19 de setembro.

A organização da obra é de Áurea Soares Barroso, mestre em Gerontologia Social, doutora em Serviço Social e integrante da Pastoral da Pessoa Idosa; Henrique Salmazo da Silva, gerontólogo, mestre em Ciências e doutor em Neurociência e Cognição; Adriana de Oliveira Alcântara, graduada em Serviço Social, mestre em Gerontologia e doutora em Antropologia Social, e Ivan Fortunato, doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e em Geografia, tem pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais.

O legado de Paulo Freire, segundo os organizadores, traz inúmeras possibilidades para o debate sobre direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1 de outubro de 2003), que neste ano alcança a sua maioridade. Por isso a ideia do e-book “Velhices inéditas, Envelhecimento e o Estatuto do Idoso: diálogos com Paulo Freire”.

Para os organizadores, a partir de uma leitura crítica do contexto histórico, cultural, social, econômico e político a obra do educador “abre possibilidade para transformação de uma realidade injusta que não nos determina e sim, nos impulsiona na direção da construção de uma sociedade livre, justa, solidária para todas as idades”.

Paulo Freire recentemente foi homenageado pela Escola de Conselhos, criada na cidade de São Paulo, que agora leva seu nome. A iniciativa tem como objetivo capacitar pessoas idosas da cidade para o papel de conselheiros e conselheiras.

Participe

“Velhices inéditas, Envelhecimento e o Estatuto do Idoso: diálogos com Paulo Freire” será um e-book sem custo algum para autores e leitores, distribuído de forma ampla e gratuita pelo selo Edições Hipótese: https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo. Os interessados em participar devem enviar o escrito para o e-mail estatutodoidoso.freire@gmail.com até o dia 30 de maio. O material será avaliado pelos organizadores.

Aceite o convite para dialogar com teóricos de seus estudos e Paulo Freire na produção de seu texto. Os organizadores do livro acreditam que Freire “reflete sobre a incompletude do ser humano e a sua vocação ontológica de ser mais”, e que “nos ciclos vitais reside a possibilidade da pessoa alcançar o seu crescimento ontológico em maior plenitude”.

(Imagem principal: Reprodução)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises