conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Congresso online sobre envelhecimento e saúde começa na segunda (22)

Conbraseh - Congresso Brasileiro Online de Saúde e Envelhecimento

A segunda edição do Congresso Brasileiro Online de Saúde e Envelhecimento (Conbraseh) começa na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, e segue até quarta, dia 24. O tema central será “Dimensões do Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa”. As inscrições são gratuitas, mas também há opções pagas que dão direito ao certificado de participação digital, acesso ilimitado a todas as palestras por seis meses e minicursos. Saiba mais no site.

De acordo com os organizadores, o evento online e gratuito tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre saúde e envelhecimento humano para o maior número possível de pessoas. O foco está especialmente naqueles que estão distantes dos grandes centros do país e enfrentam dificuldades para participar em eventos de forma presencial.

Durante os três dias, a programação foi criada para compartilhar trajetórias e experiências de profissionais e pesquisadores atuantes na área da saúde e envelhecimento humano. O congresso pretende contribuir para a atualização e o aprimoramento de acadêmicos e profissionais de saúde e áreas afins.

Ao longo do evento serão promovidos debates, reflexões e atualizações sobre as dimensões do processo de envelhecimento humano, o cuidado e atenção à saúde da pessoa idosa com o intuito de contribuir para o direcionamento de condutas na prática profissional. Haverá ainda a apresentação de trabalhos científicos e publicações de resumos nos anais do evento.

Destaques

Entre os palestrantes, destaque para Anita Liberalesso Neri, que ministrará no dia primeiro dia do congresso (dia 22), às 17h30, a palestra “As dimensões do cuidado: atuação para além do ser biológico”. A palestrante é psicóloga, mestre e doutora em psicologia pela USP, professora livre docente e professora titular da Unicamp. A programação completa está no site do congresso.

Na terça-feira, dia 23, tem palestras e mesas redondas com convidados como Marisa Accioly, professora da EACH-USP e colaboradora voluntária da Frente Nacional de Fortalecimento de instituições de longa permanência (ILPIs). Ela ministrará a palestra “A relevância das relações sociais no cuidado à pessoa idosa”, às 17 horas.

Yeda Duarte, coordenadora do Estudo SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento), às 17h45, fará parte da mesa redonda “Cuidador de idosos: da informalidade à profissionalização”, com Daniel Groisman e moderação de Maria Sortência Guimarães.

Às 18h30, na mesa sobre “O cuidado nas ILPIs: visão na perspectiva do idoso e gestão”, com Cristiane Branquinho e moderação de Natália Horta, estará Karla Giacomin, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para políticas públicas e envelhecimento, e coordenadora da Frente Nacional pelas ILPIs.

Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e membro honorário da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fará, às 19h15, a palestra “Políticas públicas de cuidado à pessoa idosa: uma necessidade urgente”.

O encerramento na quarta, dia 24, será com Luiz Sinésio Silva Neto, com o tema “Universidades abertas à terceira idade e o cuidado à pessoa idosa”. O palestrante é professor da Universidade Federal do Tocantis, presidente da regional da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) no Estado, membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec) e coordenador da Universidade da Maturidade (UMA).

(Fonte: Conbraseh / Imagem: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises