conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Congresso Envelhecimento Ativo prepara quinta edição

Congresso Envelhecimento Ativo

Os preparativos para a quinta edição do Congresso Envelhecimento Ativo estão mantidos em meio a pandemia de Covid-19. A data prevista é o dia 12 de setembro, das 8h30 às 17 horas, na Câmara Municipal de São Paulo. Os organizadores estudam a possibilidade de que o evento aconteça de forma híbrida, ou seja, sendo parte presencial, com os palestrantes na Câmara, por exemplo, e online, com a transmissão da programação. O formato ainda será definido. Saiba mais no site envelhecimentoativo.net.br.

O objetivo do Congresso, que conta com o apoio e parceria do blog Nova Maturidade, e também de profissionais, empresas e importantes entidades do segmento de envelhecimento e longevidade, é fomentar a discussão e dar visibilidade a experiências e boas práticas de acolhimento às pessoas idosas e adequação nas comunidades. As reuniões presenciais da comissão organizadora estão sendo realizadas online.

Gilberto Natalini Congresso Envelhecimento Ativo
Gilberto Natalini e a assessora Luciana Feldman em uma das reuniões

Para identificar soluções que auxiliem a promover vida digna ao envelhecer, o Congresso Envelhecimento Ativo escolheu como temática o levantamento de desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade, o que efetivamente altera a percepção e a vida das pessoas. E provoca: “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”. Segundo o vereador Gilberto Natalini, idealizador da iniciativa, o objetivo é “justamente refletirmos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como podemos ajudar a adequar políticas públicas eficazes”.

A expectativa para o Congresso Envelhecimento Ativo é grande em função também do difícil enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em que a população idosa foi alvo de maior risco. Assim como a melhoria dos serviços em todos os segmentos – saúde, segurança, educação e social – que impactam a qualidade de vida das pessoas é o enfoque principal deste evento.

Programação

Programação Gilberto Natalini Congresso Envelhecimento Ativo

A expectativa é que mais de mil pessoas participem desta quinta edição, inicialmente programada para ocupar o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão para o Plenário 1º de Maio e Auditório Prestes Maia. A abertura será com a palestra magna do professor Dr. Alexandre Kalache, referência em longevidade e envelhecimento. É presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil, co-presidente da Aliança Global de ILCs e também membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS (Organização Mundial da Saúde). Kalache vai traçar um panorama sobre “Como o mundo se encontra atualmente em relação à Cidade Amiga do Idoso”.

Toda a programação vai debater “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”, pois é em cada bairro, na comunidade em que as pessoas estão inseridas, a oportunidade de percepção e de transformação social. Outros temas que serão abordados nas mesas de debate: ‘Como construir um Bairro Amigo do Idoso?’, ‘Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade’, entre outros. A participação dos idosos como protagonistas também está garantida numa mesa em que os próprios irão apresentar e discutir sobre ‘Dificuldades e Melhorias Alcançadas’ em alguns bairros da cidade.

Está prevista ainda uma programação pré-congresso com palestras e oficinas. Em breve serão divulgados os critérios para inscrições para a premiação que homenageará Maria Lúcia Lebrão, saudosa coordenadora do estudo SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento), e também para participar das ações pré-congresso. (Fonte: Congresso Envelhecimento Ativo / Fotos: Reprodução Facebook)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises