conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Campanha alerta contra quedas e depressão

SBOT campanha para evitar quedas e depressão

Para driblar as adversidades neste momento de pandemia de coronavírus, os associados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) criaram uma campanha recomendando ações para proporcionar um isolamento seguro para idosos, evitando quedas e a depressão. Segundo Lindomar Guimarães de Oliveira, do Comitê de Osteometabolismo da SBOT, a preocupação é grande com a osteoporose e o risco de queda e fratura, mas “garantir uma boa qualidade de vida mesmo que o idoso esteja só e sem poder sair do apartamento, evita o sofrimento da solidão”.

No combate à depressão, ocupar o tempo é uma boa saída. Segundo a SBOT, é importante incentivar o banho diário e a disposição em se vestir para não passar o dia de pijama e, se possível, tomar um pouco de sol no terraço do apartamento. Manter uma rotina faz diferença, incluindo refeições, exercícios, telefonemas ou contatos por vídeo com familiares e amigos, leitura, palavras cruzadas, ver TV ou a programação dos serviços de streaming, como Netflix.

SBOT campanha para evitar quedas e depressão leitura
Leitura é uma boa opção para ocupar o dia (Imagem de Sabine van Erp por Pixabay

A orientação para evitar quedas é deixar uma lâmpada fraca acesa durante a noite e retirar tapetes que possam causar escorregões. Lindomar Guimarães de Oliveira também indica exercícios para fazer em casa: levantar e sentar em uma cadeira, esticando os braços para cima a cada movimento, que deve ser repetido 20 vezes, e andar pela casa, pelo menos 20 vezes por dia.

Mobiliário

É preciso atenção com o mobiliário também, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). A cama, as cadeiras e o vaso sanitário devem ser mais altos que o normal para permitir que, sentado, o idoso mantenha as pernas em 90º ou quase isso. A adaptação pode ser feita com suportes. “Um sofá macio onde o idoso afunda pode parecer cômodo, mas torna muito mais difícil o ato de levantar”, diz Lindomar.

Dicas contra quedas

Cuidado ainda ao levantar da cama, a orientação é rolar para ficar de lado e, depois de sentar, esperar um pouco para levantar. Assim o idoso evita a tontura que pode ocorrer com um movimento brusco. Outras dicas para evitar quedas são:

Corrimão dos dois lados de escadas e corredores;

Usar sapatos fechados e com solados de borracha;

Colocar tapete antiderrapante nos banheiros;

Evitar andar em áreas com piso úmido;

Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;

Colocar o telefone em local acessível, e

Se necessário, usar bengalas, muletas ou instrumentos de apoio

(Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Imagem principal de Anja🤗#helpinghands#stayathome #solidarity#stays healthy🙏 por Pixabay )

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises