conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Andar por esse país

Andar por esse país Pantanal Maria Anastácia Manzano música

Maria Anastácia Manzano*

Minha vida é andar por esse país / Pra ver se um dia descanso feliz (Luiz Gonzaga)

Carrego no coração esta canção de Luiz Gonzaga pois ela representa muito meu avô Manzano. Como gostava de uma estrada! Enquanto pode viajou muito e sempre com minha avó acompanhando. Eram inseparáveis. Esse gosto passou para seus filhos e filhas, para seus netos e netas. Viajar de carro, dirigindo, curtindo o caminho.

Aliás, meu primo mais velho brinca que, num casal o Manzano, por definição, é aquele que dirige (o automóvel, que fique claro). Tenho primo que gosta de viajar de moto e outro até já se arriscou de bicicleta, mas o bom mesmo é olhar o horizonte e querer alcançá-lo a cada novo dia de jornada e lembrar, com saudades, das incríveis viagens e histórias do vovô.

Acho que é por isso que gosto de canções que trazem roteiros. Crio mapas mentais na minha cabeça e imagino o compositor em cada local que citou. Assim, que gostoso amanhecer com Renato Teixeira pegando a viola e indo viajar…

Um país continental como o Brasil não dá para visitar numa só canção. O mesmo Renato Teixeira, em outra viagem canta regiões mais distantes, dessa vez, à moda country.

Vou seguindo com Sergio Reis e a Comitiva Esperança pelos rios do Pantanal, admirando tuiuiús, garças e colhereiros, dentre tantas outras aves, e jacarés, capivaras, veados…

Mudando um pouco o roteiro e virando a bússola mais para o leste, vamos com Renato Terra para a região da serra fluminense.

Encerrando esse tour pelo nosso país, que tal Elba Ramalho dando voz à história de tantas mulheres, tão bem captada na poesia de Chico Buarque.

Já estou montando meu roteiro para a pós quarentena. Saindo de São Paulo, uma passadinha em Santa Isabel, Atibaia, Campinas e Araras. E para as férias, seguir para o oeste e além: Presidente Prudente, Santo Anastácio, Dourados, Campo Grande até Cuiabá. Depois, como num passe de mágica, chegar a Feira de Santana e não ter pressa para voltar. Ah, que saudade da família!

Há alguma canção que leva você para algum lugar especial? Conte-nos aqui no blog. Monte o seu roteiro também!

(Imagem principal de Mileno Frigatto por Pixabay )

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano é colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente temos o privilégio de textos semanais. Confira o currículo completo da nossa colunista e a coluna de estreia Brincar com música: para além do cantar no link.

Fale com a nossa colunista: anastacia@novamaturidade.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises