conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Longevida lança campanha contra o idadismo

Com o tema “Lugar de pessoa idosa é onde ela quiser”, iniciativa tem lives especiais nas sexta e o convite para o glossário coletivo

Mulher idosa - campanha de enfrentamento ao idadismo Longevida
A feminização da velhice é o tema da última live da campanha no dia 29

Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, a Longevida promove em outubro a campanha de enfrentamento ao idadismo “Lugar de pessoa idosa é onde ela quiser”. O lançamento foi na sexta, dia 1, Dia Internacional da Pessoa Idosa, com uma live especial com Sandra Regina Gomes, fundadora e diretora da Longevida; Karen Garcia, radialista e podcaster, e Silvia Triboni, editora e produtora de conteúdo em longevidade e turismo, ambas da equipe da Longevida. Assista no canal do YouTube e no página do Facebook da Longevida.

Longevida - #lugardepessoaidosaéondeelaquiser

A programação da campanha tem lives semanais ao longo do mês, sempre às sextas-feiras, às 15 horas. Nesta sexta, dia 8 de outubro, o tema será Idadismo e Capacitismo, a discriminação contra pessoas com deficiências. Os convidados são Izabel Maior, fisiatra e ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Tuca Munhoz, consultor especializado em acessibilidade. A mediação será da jornalista Katia Fonseca, que integra a equipe da Longevida.

Na próxima sexta, dia 15 de outubro, a live será sobre Idadismo e a população LGBTQI+, com Milton Crenitte, médico geriatra e coordenador do ambulatório de sexualidade da pessoa idosa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e Gisele Varani, fisioterapeuta, especialista em Gerontologia e representante do grupo Mães pela Diversidade. A mediação será de Karen Garcia.

Racismo e feminização

Idadismo e Racismo será o tema do dia 22 de outubro, com a participação de Alexandre Silva, doutor em Saúde Pública pela USP, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí e colunista do UOL; Suelma Inês de Deus Branco, assistente social e mestre em Gerontologia Social, e Maria da Conceição Paulo, a Pretinha, que aprendeu a ler e a escrever com 51 anos e, em 2020, lançou o livro “Jardim de Rosa-Palavra”. A mediação será da jornalista Katia Brito.

Fechando a programação de lives no dia 29 de outubro, a live será sobre Idadismo e Feminização da Velhice. As convidadas sãoDelia Catullo Goldfarb, psicanalista com especialização em Gerontologia e diretora da GER-AÇÕES – Centro de Pesquisas e ações em gerontologia, e Lucila Egydio, consultora em sustentabilidade e desenvolvimento e mestre em Gerontologia. Mediação de Silvia Triboni.

Além das lives, a campanha estará nas redes sociais com a hashtag #lugardepessoaidosaéondeelaquiser, mostrando toda a potencialidade e as oportunidades do envelhecer.

Glossário

A Longevida também convida para a participação no Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo. O objetivo é reunir, de forma colaborativa, frases, expressões, conceitos e denominações que representem o preconceito contra a pessoa idosa. As colaborações podem ser enviadas até o dia 12 de novembro pelo e-mail contato@longevida.ong.br.  O glossário será publicado dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

(Fonte: Assessoria de imprensa Longevida / Imagem principal Alimento foto criado por tirachardz – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...