Notícias

Empregabilidade estimula contratação de idosos no Rio

Uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho depois dos 60 anos é o que muitos buscam e ainda encontram poucas oportunidades. Na cidade do Rio de Janeiro, agora o incentivo à oferta de vagas para pessoas idosas é uma política pública. O programa Empregabilidade, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, estabelece uma política pública de estímulo à reinserção de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho.

O Decreto Rio nº 47.111, foi publicado no dia 28 de janeiro de 2020, instituindo o Cadastro Municipal de Empregabilidade (CMErio) e o Programa de Incentivo a Oferta de Vagas de Emprego à Pessoa Idosa, o Empregabilidade. O cadastramento dos interessados nas vagas para começou em dezembro de 2019 e já conta com cinco mil pessoas inscritas.

Dos cinco mil inscritos no programa, a Prefeitura do Rio informa que 250 idosos já estão trabalhando. Um exemplo é a técnica de enfermagem Enídia Rimes Mendes dos Santos, 66 anos, que depois de dois anos desempregada voltou ao mercado. O programa é vinculado à Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos.

Até o carnaval, cem idosos que se inscreveram no Empregabilidade vão trabalhar, temporariamente, em eventos pela cidade e também no sambódromo. De acordo com a administração municipal, produtores de eventos estão contratando idosos para trabalhar em camarotes e em programações ligadas ao verão, como shows de música.

Importante destacar o artigo 11 do decreto que determina que “os órgãos da administração pública direta e indireta colaborarão para o desenvolvimento de projetos específicos á capacitação e conscientização da pessoa idosa, quanto á reinserção no mercado de trabalho”, sob coordenação da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Leia o texto completo no link.

Amigo da Pessoa Idosa

O decreto que cria o programa Empregabilidade estabelece também que as empresas e pessoas físicas que empreguem quem tem mais de 60 anos ganharão o selo Amigo da Pessoa Idosa, como comprovação da participação no programa. E aquelas que concederem a maior quantidade de vagas serão indicadas para a Comenda Piquet Carneiro, que homenageia pessoas que tenham prestado serviços relevantes às causas da Terceira Idade.

Agente experiente

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém ainda o programa Agente Experiente, que completou 15 anos em dezembro do ano passado. Criado em 2004, já atendeu 2.764 pessoas que trabalham em ações e serviços da Prefeitura, com uma carga de 16 horas semanais e recebem benefício social de R$ 350 mensais. Os participantes precisam ter renda de até dois salários mínimos e capacidade para escrita, leitura e interpretação. (Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro / Foto: Divulgação)

Clique para comentar

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile