Cultura

Museu do Café em Santos celebra Consciência Negra

Museu do Café, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, promoverá atrações gratuitas em 17 e 20 de novembro para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. O objetivo é ressaltar aspectos como a música e o artesanato ligado às tradições e costumes africanos.

No dia 17, a programação será inaugurada com a roda de conversa “A história da música popular brasileira”. A contribuição dos escravos para o Brasil e Portugal será abordada, realçando a relação entre os estilos Lundu, Umbigada, Fado e Samba. A atividade está marcada para às 15 horas. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do e-mail educativo@museudocafe.org.br (vagas limitadas).

Já no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será a vez da oficina “Arte-Ylê: Carimbos Adinkra”. Também às 15 horas, os participantes conhecerão técnicas introdutórias à confecção de carimbos artesanais contendo grafismos estilizados, que remetem a ideográficos dos povos acã, grupo linguístico da África Ocidental.

As mais de 90 figuras se baseiam em animais, plantas, corpos celestiais, corpo humano e em objetos feitos pelos homens ou em formas abstratas. Inscrições pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O funcionamento é de terça a sábado, (fechado às segundas), das 9 às 17 horas e, aos domingos, das 10 às 17 horas. A entrada custa R$ 10, com meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e idosos. Aos sábados é gratuito. Mais informações pelo telefone (13) 3213-1750 ou no site www.museudocafe.org.br .(Fonte: Governo do Estado de São Paulo / Foto: Susan Hortas/Arquivo/Divulgação)

Clique para comentar

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile