Artigos

Maternidade

Um dos papéis mais importantes da minha vida hoje com certeza é ser mãe. Parece lugar-comum, mas a maternidade me transformou e me transforma de uma forma surpreendente a cada dia. Meu filho completa em agosto 10 anos, e o aprendizado é contínuo, diante dos desafios que cada etapa de vida traz, dos desafios que o mundo nos apresenta, e o amor que nos conecta é diferente de tudo já vivido até então.

E neste processo de envelhecimento, seguindo a temática do blog, hoje é Dia das Mães, meu dia, de quem decidiu ser mãe na maturidade, de avós, bisavós, que vão vendo a família aumentando e seus papéis ganhando novas cores. E muitas delas se tornam as verdadeiras mães de netos, bisnetos e outros que ficam sob seus cuidados. Crianças, jovens, adultos que não têm a mãe presente ou não a conheceram, seja pelas transformações da sociedade, seja pela crise econômica persistente, entre tantos outros fatores que fazem também com que os pais assumam o papel materno.

Esta semana participei do Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho, promovido pela Free Aging e a ESPM, e muito se falou sobre a diversidade e a complexidade do público 50, 60 mais, que não é possível colocar todos que passaram dos 60 anos, como o Estatuto do Idoso define o idoso, e colocar em uma mesma caixa, só a idade não os faz um segmento por si só. Da mesma forma, nós mães somos um público diverso, cada uma vive a maternidade à sua maneira, fazendo o seu melhor pelos filhos, nossas fontes de amor, inspiração, e preocupação muitas vezes.

São diferentes perfis, diferentes opções de vida, quem decidiu abandonar a vida profissional para ficar com os filhos, quem concilia a carreira com a maternidade, quem inspirada pela maternidade decidiu empreender, e isso não tem nada a ver com a idade, mas com propósito, com o que queremos para a nossa vida. E com certeza tudo passa pelo bem-estar dos nossos filhos, como eles são afetados pelas nossas escolhas, pelas nossas ações.

É mágico dar vida a outro ser, ser o exemplo de alguém, ajudar a construir um novo futuro, dar suporte para que eles possam ser o que quiserem ser, a serem felizes a sua maneira, que não necessariamente é a nossa. São muitos os desafios, mas cada sorriso, cada conquista, cada gesto de amor, nos fortalece para sermos melhores. Um ótimo dia para todas as mães!!

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile