Velhices

Maria do Carmo Cunha: inspiração para Envelhecer com Estilo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, conheça Maria do Carmo Cunha, a Madis, que ao lado da irmã Ana Esmeralda Lucas, a Ismê, reiventou a vida depois da aposentadoria, quebrando o tabu do preconceito e da invisibilidade de quem está chegando ou passou dos 60 anos. Em 2017, elas criaram o grupo no Facebook e blog: Envelhecer com Estilo.

O primeiro ano terminou com pouco mais de 12 mil pessoas acompanhando as irmãs, a maioria mulheres. No final de 2018 o grupo já tinha 190 mil membros, e atualmente são aproximadamente 240 mil pessoas, dez mil delas apenas em Portugal. O grupo recebe 14 mil comentários por mês, e o blog tem 25 mil assinantes. Vale a pena conferir!

Madis tem 68 anos é formada em Ciências Sociais, pós-graduada em Recursos Humanos, área em que fez carreira, e recentemente participou do curso do Sebrae Empreende Aí. Foi ao envelhecer que ela encontrou uma nova oportunidade para continuar aprendendo, realizar sonhos, projetos e superar as adversidades que surgem pelo caminho.

A ideia de trabalhar com o mundo digital e conectar pessoas, inspirando e incentivando novas ideias começou com a irmã Ismê, que já trabalhava no segmento. Um dos projetos da dupla traz ferramentas do marketing digital desde a criação de um site até um sofisticado funil de vendas por meio da franquia https://elitedomarketing.com.

Realização

O grupo e o blog Envelhecer com Estilo segue crescendo preservando o objetivo inicial da dupla: criar soluções para que o público sênior seja ativo, engajado e produtivo, especialmente as mulheres que continuam sendo a grande maioria, mais de 90% dos membros.

“O importante é que você consegue modificar a vida das outras pessoas. Na realidade eu não ensino nada, eu aprendo muito mais do que ensino, muito mais. Sempre trabalhei na parte de Recursos Humanos, com pessoas por isso a gente incentiva muito o encontro fora, que elas façam eventos para se conhecer, não ficar só na internet”, explica Madis, que também faz questão de interagir e conversar com as participantes.

O incentivo no grupo vai além como o convite para quem se destaca participar do blog. “Quando eu percebo que alguém escreve legal, eu convido e ficam muito lisonjeados, porque estão meio que escondidos e o blog acaba dando visibilidade”, conta Madis. Assim foi com Adele Pereira, 69 anos, que se revelou uma talentosa escritora. Hoje é colunista do blog e faz parte da Academia de Letras da Sociedade de Poetas Virtuais.

Longevidade

A causa da longevidade foi totalmente abraçada por Madis, que se engajou em grupos e tem procurado diferentes projetos e iniciativas como o programa habitacional Cidade Madura, na Paraíba, que já foi tema de matéria no blog (leia aqui), e ações de Vitória, no Espírito Santo. A cidade, segundo Madis, tem aulas de hidroginástica no mar, academia ao ar livre com orientação de professores e inclusão digital trabalhada por faixas etárias. (Katia Brito / Foto: Divulgação)

2 Comentários

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile