Cultura

Integração Primaveras leva arte para os 60+

Paralisado pela pandemia, o projeto realizado em Belo Horizonte (MG) inclui, apresentações públicas e conteúdo on-line

Melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas a partir de conteúdos e atividades de alto valor agregado, gerar impacto positivo e interação entre esse público. Eis os princípios que norteiam o projeto Integração Primaveras, que retoma suas atividades em Belo Horizonte (MG) após a paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus.

Até o dia 31 de dezembro, serão disponibilizados mais de uma centena de conteúdos planejados e produzidos com o olhar para a população 60+. Além de vídeos e podcasts sobre bem-estar e comportamento, o Primaveras também contempla apresentações musicais, atrações teatrais e circenses.

O conteúdo estará disponível pela plataforma na internet e pelas redes sociais do projeto. Para receber o conteúdo, basta se cadastrar no site do projeto. Idealizado e produzido pela Pomar Cultural, o Integração Primaveras tem o patrocínio da Cemig via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e parceria da clínica +60 Saúde.

Formato híbrido

Originalmente em formato presencial, com apresentações em espaços públicos da capital mineira em 2019, de imediato o Integração Primaveras foi paralisado. Com o avanço da vacinação entre a população idosa e a constante redução dos casos de internações dentro desse público, o projeto foi revisto e as atividades foram retomadas, agora em modelo híbrido. 

A diretora geral do Integração Primaveras, Débora Coghi, explica que a realização de algumas atividades presenciais também é uma forma de colaborar com a retomada responsável do contato social para o público 60+. Além de todos os cuidados de distanciamento e uso obrigatório de máscaras seguras, qualquer artista ou membro da produção só pode ter acesso a ambientes compartilhados com os idosos após o teste negativo para a covid-19.

As atividades prosseguem até o mês de dezembro e estarão concentradas em Belo Horizonte, mas “por contemplar também a distribuição de conteúdos digitais, o Primaveras não se restringe a este público ou a uma delimitação geográfica. Está aberto ao mundo!”, comemora Débora Coghi.

Apresentações públicas e em estúdio

Atrações na música, artes cênicas e circo se dividem entre apresentações públicas – que são registradas e transformadas em conteúdos digitais – e gravações em estúdio, que vão direto para os canais oficiais do Integração Primaveras.

Pelo site do Integração Primaveras, o público terá acesso a apresentações, agenda de eventos e também a um formulário para se cadastrar e receber as novidades por e-mail e WhatsApp em primeira mão. Os protocolos de segurança contra a Covid são rigorosos em todas as etapas de produção.

Atrações

Os artistas do Integração Primaveras são selecionados por uma curadoria de especialistas em cada área. As primeiras apresentações marcaram a Semana do Idoso, no início de outubro. Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte receberam – com toda a segurança em função da pandemia – espetáculos musicais.

Os eventos contaram com a participação de Luiz Vianna, Camilo Gan e O Samba de Terreiro, No Stress, Regional da Serra e Charanga Pop, além dos grupos circenses Repimboca e Aurélia e Circo de Família. As apresentações foram gravadas e em breve estarão disponíveis na plataforma on-line do Integração Primaveras.

Nesta semana, as gravações prosseguem em estúdio. Entre os artistas, estão músicos renomados e premiados, como Egberto Brant, Renato Saldanha Duo, Amadeus, Tulio Araujo e o trio CRIO (Kiko Mitre, Lincoln Scheib e Christiano Caldas), entre outros.

(Fontes: Integração Primaveras e Turma99 Marketing)

Clique para comentar

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile