conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Artigos

Gerações*

Convivência entre diferentes gerações faz toda a diferença

O olhar do mercado de trabalho para as pessoas que passaram dos 40 anos vem mudando aos poucos. Antes no caminho da aposentadoria, hoje elas encontram novas oportunidades no próprio negócio onde já atuam ou mesmo em empresas de grande porte. O encontro entre diferentes gerações no ambiente de trabalho pode ser enriquecedor e prazeroso. Tive essa vivência em meu último emprego, trabalhando com pessoas com a metade da minha idade, e foi uma grata, e ao mesmo desafiadora, experiência.

Conflitos existem, são pontos de vista diferentes, outras vivências, novos métodos, mas se todos estiverem abertos para a troca, para o aprendizado, este encontros intergeracionais, bem direcionados, têm tudo para dar certo. Investir em atualização constante, tanto para quem passou dos 40 anos, como para quem chega ao mercado, também é fundamental para o sucesso destes encontros.

O desafio para investir neste processo e manter o espaço dos profissionais mais experientes, ainda é o custo que eles representam, ao longo dos anos vamos nos tornando uma mão de obra cada vez mais cara, o que se agrava em tempos de crise. Porém, como quando ocorre em qualquer atividade de aprimoramento profissional ou pessoal, quando se fala no pagamento como investimento, manter uma pessoa qualificada, que entenda do negócio e esteja contribuindo ativamente, também deve ser enxergado dessa forma.

Sempre tenho invisto no meu crescimento profissional, tanto que conclui minha pós-graduação e estou começando outra, agora focada em um novo caminho, a Gerontologia. Há praticamente um ano, fiquei um fim de semana na companhia de jornalistas de diferentes gerações, aprendendo sobre marketing digital, e tenho frequentado palestras no Polo Digital de Mogi das Cruzes, cidade onde moro. Experiências fundamentais na busca por novos caminhos.

Sempre é tempo para estudar, se qualificar naquilo que você já faz, ou no que pretende fazer, ou ainda se planejar para ter um período em que nada mais ocupará seu tempo a não ser viagens. Tudo depende do que você deseja para o seu envelhecer, para o seu futuro, definindo estratégias para que esta seja sua realidade em breve. A convivência com outras gerações pode ser uma etapa muito positiva nessa caminhada.

*Versão original publicada em meu perfil do Linkedin.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...