Notícias

Dia Mundial da Água: dicas para o uso consciente, sem desperdício

Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, com mais tempo em casa em razão da pandemia, a Sabesp alerta para o uso consciente de água, especialmente no banheiro, e como evitar o desperdício no dia a dia. A autarquia promove ainda ações online com o tema “Somos Água”

Maior desperdício de água pode ocorrer na hora da banho, o que pode ser reduzido diminuindo o tempo

Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, com mais tempo em casa em razão da pandemia de covid-19, a Sabesp alerta para evitar o desperdício. Veja como usar a água de forma consciente na hora do banho ou no banheiro, como fazer a barba e escovar os dentes. E, também, o quanto de economia é gerada.

Se uma pessoa toma banho de 15 minutos, o gasto dela será de 240 litros (apartamento). Se o banho for de no máximo 5 minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).

Na hora de acionar a válvula de descarga, não aperte mais tempo que o necessário. O gasto é de 10 a 14 litros de água em 6 segundos (lembrando que vaso sanitário não é lixeira; evite entupimentos e vazamentos nos canos).

Outros pontos são o momento de escovar os dentes ou fazer a barba. Mantenha a torneira fechada enquanto higieniza os dentes. Com isso, a economia gerada é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento). Já na hora de se barbear, se isso for feito em 5 minutos com a torneira ligada, o gasto é de 12 litros de água. Com a economia sendo aplicada, o consumo cai para 2 a 3 litros de água.

Ao sair do banheiro, não esquecer de verificar se a torneira está bem fechada, pois uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros/dia. Saiba mais no site da Sabesp.

Economia no banheiro

Torneira gotejando            Desperdício de 40 litros/dia

Torneira com filete de água correndo           Desperdício de 130 litros/dia

Banho de 5 min fechando registro ao ensaboar (casa)           Economia de 90 litros

Banho de 5 min fechando registro para ensaboar (apto)        Economia de 162 litros

Acionar descarga desnecessariamente       Desperdício de 10 a 14 litros

Escovar os dentes com torneira fechada (casa)        Economia de 11,5 litros

Escovar os dentes com torneira fechada (apto)         Economia de 79 litros

Barbear-se com torneira fechada (casa)      Economia de 9 litros

Barbear-se com torneira fechada (apto)      Economia de 79 litros

Somos Água

Para comemorar a data,  a Sabesp também promove uma série de ações com o tema Somos Água. Serão lives, webinares e atividades para falar e celebrar a água pelas redes sociais da Sabesp e canais de comunicação. A água conecta toda a humanidade. A Sabesp celebra e reconhece a importância desse bem em nossas vidas.

Sabesp promove série de eventos com o tema Somos Água

(Fonte: Sabeps / Imagem de Seregas por Pixabay)

Clique para comentar

Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Sair da versão mobile