conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Atibaia abre inscrições para idosos prestarem atendimento ao público

Idosos da cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, poderão atuar no acolhimento e orientação do público em setores da administração municipal. O trabalho em tempo parcial terá uma bolsa-auxílio mensal. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos (PMTRI), criado em novembro de 2019, pela Lei n° 4.699.

As inscrições estão abertas. O cadastro para participar do PMTRI, de acordo com a prefeitura, pode ser realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, entre até o dia 31 de março. O atendimento acontece das 8 às 10 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), que fica na Praça Santo Antônio, 79, Alvinópolis.

Podem participar do programa idosos com mais de 60 anos, aptos a exercer as atividades, conforme avaliação física e psíquica a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. É preciso comprovar residência de, no mínimo, cinco anos na cidade. Terão prioridade idosos com mais de 70 anos inscritos no Cadastro Único, que tenham renda familiar de no máximo três salários-mínimos. Pessoas com mais de 60 anos em situação de isolamento e vulnerabilidade econômica também.

Neste primeiro momento o programa oferece 40 vagas, que poderão ser ampliadas, segundo a administração municipal, o que vai depender da demanda e da disponibilidade financeira. O período de execução das atividades é de 12 meses e poderá ser prorrogado. A Prefeitura de Atibaia esclarece que a participação não gera vínculo empregatício.

Os idosos selecionados vão auxiliar na recepção e orientação ao público dos prédios sob gestão das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Saúde e da Coordenadoria Especial de Cidadania. Cada setor deve apresentar mensalmente um relatório de frequência e desempenho dos idosos.

A bolsa-auxílio é de meio salário mínimo, e cada beneficiário ainda deve participar de capacitação semanal. O trabalho será por um período de 4 horas diárias. Outras informações pelo telefone (11) 4402-2142, na Coordenadoria Especial do Idoso.

Segundo o Sistema Seade de Projeções Populacionais em julho deste ano, Atibaia deve ter 21.916 pessoas idosas, e em 2030, a população idosa chegará a 29.536. Em 2050, serão 43.936 idosos, representando aproximadamente um terço do total de habitantes.

Rio de Janeiro

Iniciativa semelhante aconteceu no carnaval. O programa Empregabilidade, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, estabeleceu uma política pública de estímulo à reinserção de pessoas com 60 anos ou mais no mercado de trabalho. Leia mais no blog. (Fonte: Prefeitura de Atibaia / Foto: Divulgação)

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises