conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde & Bem-estar

Novembro Azul invade estações de trem e metrô

Neste mês as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (EMTU, CPTM e Metrô) promovem uma série de ações de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde. O Novembro Azul é um movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta quarta, dia 6 de novembro, agentes do programa Bem Querer Mulher, ligado ao Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, estão no Terminal Jabaquara, das 10 às 14 horas. Eles orientam sobre prevenção e a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque. Quem passar pelo local também receberá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Prevenção

A programação do Novembro Azul continua na sexta-feira, dia 8, das 8h30 às 16 horas, é a vez de os estudantes da Universidade Paulista conversarem com os passageiros do Terminal Jabaquara. Eles esclarecerão dúvidas e orientarão sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata. Além disso, vão informar sobre doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellittus) e farão testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Os psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Santo André Leste, na segunda-feira, dia 11, das 10 às 14 horas. No local, orientações e esquetes teatrais relacionadas ao tema. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis.

CPTM

Também nesta quarta-feira, dia 6, das 10h30 às 14h30, quem passar pela estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, da CPTM, poderá receber orientações sobre o câncer de próstata. Também serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, sessões de quick massage e instruções nutricionais gratuitamente. A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM.

Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem estarão na estação Brás pela campanha Novembro Azul nos dias 11, 12 e 13 de novembro entre 11 e 15 horas. Passageiros do Metrô e da CPTM terão orientações sobre câncer de próstata, sintomas e fatores de risco.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. A doença é confirmada após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque prescritos a partir de indicação de um urologista.

Na maioria dos casos, a enfermidade evolui de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem ameaça a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Por isso a importância da prevenção e de exames regulares.

Os principais sintomas são dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar e diminuição do jato. Fique atento também se houver necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. (Governo do Estado de São Paulo / Imagem de marijana1 por Pixabay )

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...