conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Selo de Direitos Humanos de SP premia 14 iniciativas voltadas pessoas idosas

Selo Direitos Humanos - SMDHC SP

A Prefeitura de São Paulo realizou na última sexta-feira, dia 4 de dezembro, a cerimônia de premiação da 3ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Em virtude da pandemia de Covid-19, a cerimônia foi de forma virtual, transmitida nas páginas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), responsável pelo programa, no Facebook (https://www.facebook.com/SMDHC) e no Youtube (https://www.youtube.com/SmdhcSp).

A terceira edição do programa obteve um número recorde de organizações reconhecidas: foram 147 organizações agraciadas com o Selo, sendo 65 empresas, 77 entidades do Terceiro setor, 3 órgãos públicos e 2 grupos de organizações. São 11 categorias: Igualdade Racial; Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Criança e Adolescente; Egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade; Pessoas com Deficiência; Pessoas em Situação de Rua; Pessoas Idosas; e Transversalidades.

Na categoria Pessoas Idosas, foram premiadas 14 iniciativas, sendo oito de empresas, como o festival Maturifest, promovido este ano de forma online pela Maturi, e seis de organizações do Terceiro Setor, entre eles o projeto Juntando Pontas, da B’nai B’irth São Paulo. Veja a lista completa abaixo com o vencedor e a iniciativa:

EMPRESAS

50 mais AtivoPausa no Cuidar

50Mais Courier Senior50 Mais Courier Senior

Dínamo EditoraPodcast Aptare

INTEMSAVirada da Maturidade

ISGAMEInternational School of Game Cérebro Ativo

MaturiMaturifest Online 2020

Ontex do BrasilProjeto Bigfral Vetus – Simulador de envelhecimento

TeleHelpGuia 60+

ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Walking Football BrasilAWFB Walking Football

B’nai B’irth São PauloProjeto Juntando Pontas

Casa de Idosos de Ondina LoboPrograma de Atenção á Saude do idoso

ConvitaConvita: Frente de combate à solidão durante o isolamento social na pandemia de COVID-19

Instituto PinheiroProjeto Movimento Virtual 60+

Instituto Velho AmigoEducação para a vida

Selo

Selo Direitos Humanos

Duas novidades foram incluídas no edital de 2020. Em primeiro lugar, a criação da categoria Transversalidades, ou seja, boas práticas que abordam diferentes temas e possuem mais de um público alvo, entendendo a interseccionalidade como elemento inerente aos direitos humanos.

Como novidade também a criação de um novo critério de pontuação adicional às iniciativas de ações para mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19, sejam elas de cunho social, econômico e/ou sanitário, partindo do entendimento de que as soluções frente à crise são indissociáveis de um esforço coletivo entre governo, empresas e sociedade civil.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade – instituído pelo Decreto n° 58.180, de 05 de abril de 2018 – é um programa da Prefeitura de São Paulo que reconhece boas práticas de inclusão, gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

Após ter sua iniciativa reconhecida, a organização participa da Rede do Selo por um período de um ano, podendo se inscrever na edição seguinte. O objetivo é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras dimensões e categorias. Elas também são incentivadas a participar de uma rede de intercâmbio e troca de experiências.

(Fonte: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo / Imagem Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises