conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Valéria Barrio Novo Gonçalves

Você sabe dizer Não?

“Se você falar sim para tudo ao seu redor, provavelmente você está falando não em muitos momentos pra você mesmo.” (Guilherme Takassi)

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Dizer não é algo extremamente desconfortável para grande parte das pessoas e por isso é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar desagradar o outro. Entretanto, muitas vezes nos colocamos em situações desagradáveis e desconfortáveis pelo simples fato de não ter recusado um pedido.

Ser prestativo é algo positivo, mas é preciso ter limites e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude. Não tenha medo de se priorizar!

A maioria de nós temos por hábito querer abraçar o mundo e resolver todas as questões que chegam até nós, mas isso não é saudável, principalmente para a nossa saúde mental e emocional.

Não tenha medo de magoar ou ser rejeitado, pois negar algumas coisas, recusar alguns convites. Isso não demonstra egoísmo e sim preservação. Devemos nos perguntar: “Eu realmente desejo fazer isso ou ir a determinado lugar?”

O ato de dizer Não, não significa negar a pessoa, mas sim se posicionar diante dos fatos da maneira como realmente você deseja e te faz bem.

De qualquer forma, sabemos que muitas pessoas enfrentam grande dificuldade em se posicionar, por isso temos algumas dicas que podem ajudar a alcançar esse posicionamento:

Estabeleça prioridades       

Pensar nas outras pessoas é importante, mas é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que não são suas.

Seja sincero e gentil

Evite falar de maneira ríspida e grosseira, sem inventar desculpas e seja transparente.

Negue, mas agradeça o convite ou a oportunidade

Se coloque de maneira educada e cordial, sempre sendo grato ao convite ou pedido.

Dê uma sugestão mais adequada

Tenha empatia e de alternativas de resolver a questão sem que tenha que submeter a algo que não deseja.

Estabeleça um equilíbrio entre o Sim e o Não

É importante desenvolver um equilíbrio para não pender sempre para o mesmo lado. Saber dizer não é igualmente importante a saber dizer sim, portanto não perca o senso de colaboração.

Não se justifique e não se sinta culpado

Tenha firmeza em suas decisões e não fique se explicando para que não passe incerteza e insegurança para o outro.

Desenvolva sua inteligência emocional

Compreender suas emoções e a maneira como elas impactam no seu comportamento é de extrema importância para aprender a dizer não e para saber o momento em que o sim é necessário.

Ao sermos gentis e firmes no posicionamento, perceberemos que naturalmente as pessoas começarão a respeitar mais os seus limites. Estabelecer limites faz com que não nos sobrecarreguemos de tarefas e assim faremos as coisas com mais disposição e vontade.

Lidar com a frustração do “Não” é algo que todos nós precisamos aprender. Temos que saber receber os “nãos” que a vida nos impõe e temos que saber nos colocar diante de situações em que o “Não” é necessário para a nossa saúde emocional.

Vamos praticar!!

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Valeria Barrio Cuidado Cuidadores Cuidare

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sempre foi apaixonada pelo tema do envelhecimento. Pós-graduada em Gerontologia na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), realizou cursos como de Estimulação Cognitiva para Idosos pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

colunista do blog Nova Maturidade é responsável pela Cuidare Santo Amaro, uma franquia de Cuidadores de Pessoas – idosos, adultos e crianças, com ou sem necessidades especiais. Para conhecer mais sobre a Cuidare Santo Amaro, entre em contato pelos telefones (11) 4281-2717 ou (11) 93435-1977 ou pelo e-mail santoamaro@cuidarebr.com.br.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Luiz Carlos Sales

    12 de junho de 2021 às 10:56

    Parabéns pela excelente matéria.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises