conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Universidades lançam iniciativa de apoio para idosos e familiares

UEL Universidades apoio idosos pessoa idosa

Assim como as prefeituras, especialistas e entidades, universidades têm se mobilizado para prestar apoio aos idosos e familiares. Uma das iniciativas é da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, que está cadastrando professores, servidores e estudantes interessados em participar de uma ação específica dentro do Projeto UEL pela Vida e contra o Novo Coronavírus. A ação tem como objetivo prestar apoio a idosos em situação de vulnerabilidade.

A proposta é que a comunidade universitária se integre a ação e atenda emergencialmente pessoas com mais de 60 anos que se encontram isoladas e em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Assistência Social da cidade de Londrina tem 14.985 pessoas idosas cadastradas. São pessoas que moram sozinhas e têm dificuldades. Embora alguns tenham vínculos familiares, precisam de algum tipo de apoio neste momento.   

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, professora Mara Solange Dellaroza, o trabalho dos apoiadores será manter um contato telefônico, realizar pequenas compras ou fazer pequenos serviços para os idosos. Bolsistas do Projeto UEL pela Vida e contra o Novo Coronavírus estão fazendo um levantamento da necessidade específica dos idosos. Os apoiadores do projeto podem fazer o cadastro na página da Proex- AQUI.

Bahia

Quiz da família UFRB Bahia
Instruções estão no próprio jogo (Divulgação

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a professora Dóris Firmino Rabelo do Centro de Ciências da Saúde (CCS) criou o jogo de perguntas em família para idosos “Quiz da família“. O objetivo é envolver a família nesse momento de distanciamento social com perguntas para despertar a curiosidade e ocupar o tempo de uma forma lúdica.

O jogo, que pode ser online ou impresso, traz perguntas como: “Como seria seu dia perfeito?”, “A sua família tinha algum passatempo quando você era criança?” e “Que conselho você daria para um filho ou neto no dia do seu casamento?”.

Iniciativas

Confira no blog Nova Maturidade outras iniciativas além das universidades. Conheça os projetos das prefeituras de Foz do Iguaçu, também no Paraná, que criou o Conte Comigo, e de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, com os Guardiões dos Idosos. Acesse o link. (Fontes: UEL e UFRB / Imagem principal de Sabine van Erp por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises