conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Um Dia no Parque 2021: mobilização pelas Unidades de Conservação

Campanha busca conectar pessoas com a natureza em Unidades de Conservação brasileiras está marcado para domingo, dia 18

Um Dia no Parque - Parque Pedra do Segredo
Iniciativa destaca unidades como o Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul (RS)

Despertar a consciência ambiental dos brasileiros é o propósito de Um Dia No Parque, evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil. A campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza) promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.

Marcado para ocorrer na mesma data em que é comemorada a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), dia 18 de julho (domingo), o evento de 2021 será em formato online. As últimas edições que aconteceram dentro das Unidades de Conservação, antes das restrições impostas pela pandemia de covid-19. 

Um Dia no Parque - Parque Nacional do Pantanal
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é uma das Unidades de Conservação brasileiras

A programação no site umdianoparque.org.br, inclui sessões de bate-papo, atrações musicais e ações para promover o vínculo entre a sociedade e as Unidades de Conservação, mesmo que de forma virtual. Em 2020, o evento contou com a participação de artistas como Evandro Mesquita, Sérgio Britto (Titãs), João Suplicy e Raíssa Fayet. Também incluiu a projeção de imagens da fauna e flora brasileira na estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do país.

As Unidades de Conservação são áreas de proteção instituídas pelo poder público  com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e atividades de turismo ecológico.

Interação e histórias inspiradoras 

Neste ano, o objetivo do Um Dia no Parque é privilegiar histórias de vínculo com as Unidades de Conservação, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios. A ideia é trazer experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciada no parque, incluindo quem cuida diretamente destes espaços e quem esteve à frente da organização de atividades em outras edições.

Um Dia no Parque - Sitio Arqueológico Serra das Paridas
Visitantes no Sítio Arqueológico Serra das Paridas, na Chapada Diamantina, na Bahia

Os depoimentos recebidos serão replicados nas redes sociais do projeto, das próprias Unidades de Conservação e no site do evento. O público também poderá enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque, que será utilizada para identificar as manifestações online.

Outra forma de participação é interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos online. Cada Unidade de Conservação ou grupo vai determinar o formato. A Associação Tocantinense dos Biólogos, por exemplo, vai realizar uma roda de conversa com o tema “Vivências em Unidades de Conservação do Tocantins”. Já a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Florianópolis (SC), vai oferecer uma aula online de alongamento.

Algumas Unidades de Conservação também vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança que serão divulgadas no site oficial da campanha. Um Dia no Parque é inspirado no National Parks Week, um evento nacional que reúne milhões de visitantes que frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos e estabelecem uma relação com a natureza e a história do país.

Edições anteriores

Trilha Chico Mendes
Proposta é criar cultura de valorização de áreas como a Reserva Chico Mendes, em Rio Branco (AC)

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do evento que comemorou 20 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e, desta vez, a previsão é que a mobilização e a participação de mais parques seja ainda maior. Além de reunir personalidades da música, arte e cultura em geral, no ano passado a programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, que reuniu especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.

Para Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, a proposta a longo prazo “é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”. Acompanhe no Instagram e Facebook.

Rede Pró-UC 

A Rede Pró-Unidades de Conservação é uma organização não governamental advocacy que busca ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais. A Rede foi fundada em 1998 e atua em todo o território nacional fortalecendo Unidades de Conservação da Natureza juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa das unidades no Brasil.

(Fonte: DePropósito Comunicação de Causas / Imagens: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...