conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

SP lança plano Intersetorial para o Envelhecimento

Evento da Prefeitura de São Paulo também marcou a reabertura do Polo Cultural da Terceira Idade e o início do Projeto Recorda SP

Trabalho para construção do Plano Intersetorial começou em 2019

A Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento do município, em evento realizado no dia 28 de outubro. Seguindo as principais diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o plano é uma política transversal com 70 iniciativas de 15 secretarias e atenção especial à promoção do envelhecimento ativo como forma de aprimorar a saúde e autonomia do idoso.

Dividido em cinco eixos as ações, programas e projetos se baseiam no aumento da oferta de atividades e serviços para idosos, e na formação e capacitação de profissionais para lidar com as múltiplas e complexas questões do envelhecimento. Além da criação de oportunidades de interação da população idosa com outras gerações, como forma de incluí-la cada vez mais no contexto social e combater o preconceito contra o idoso.

O lançamento ocorreu em conjunto com a reabertura das atividades do Polo Cultural da Terceira Idade – José Lewgoy. O evento recebeu ainda a exposição fotográfica “Idades: Vidas em Atividade”, que retrata pessoas idosas participantes de serviços da Prefeitura de São Paulo com foco no envelhecimento ativo. As imagens foram realizadas pelo fotógrafo Piti Reali.

Plano Intersetorial

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com as demais secretarias municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo e com o Grande Conselho Municipal do Idoso, formularam o Plano Intersetorial de Políticas para o Envelhecimento.

A elaboração do plano foi orientada por demandas e deliberações dos idosos representantes da sociedade civil, apresentadas na IV Conferência Municipal do Idoso. Incorpora também questões que surgiram nos encontros para a execução do Instrumento de Diagnóstico para o Envelhecimento Ativo – IDEA/Idoso e IDEA/Gestor, que fizeram parte dos processos para a obtenção dos Selos Inicial, Intermediário e Pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do governo do Estado de São Paulo.

Projeto Recorda SP

O Projeto Recorda SP é uma iniciativa de valorização da pessoa idosa incluída no plano com objetivo de resgatar, registrar e utilizar histórias e experiências dos idosos que participam de atividades de envelhecimento ativo da prefeitura. A prefeitura quer ouvir as histórias e registrar o conteúdo para, a partir dos relatos desenvolver ações de protagonismo do idoso e Intergeracionalidade nos serviços municipais.

Também haverá uma curadoria para selecionar entre as histórias personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas. Para participar do Projeto Recorda SP e ter suas histórias ouvidas pela Prefeitura de São Paulo é fácil, basta acessar aqui o questionário do programa e começar a jornada pela sua memória.

Polo Cultural

O Polo Cultural José Lewgoy, mais conhecido como Polo Cultural da Terceira Idade, oferece 19 oficinas gratuitas nos campos da cultura, lazer, esporte, educação e saúde, para o estimulo, motivação e sensibilização da pessoa idosa no fortalecimento e integração social. Foi criado em 2000, e atualmente tem aproximadamente 237 associados.

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Imagens: Prefeitura de São Paulo-Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises