conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

SP lança plano Intersetorial para o Envelhecimento

Evento da Prefeitura de São Paulo também marcou a reabertura do Polo Cultural da Terceira Idade e o início do Projeto Recorda SP

Trabalho para construção do Plano Intersetorial começou em 2019

A Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento do município, em evento realizado no dia 28 de outubro. Seguindo as principais diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o plano é uma política transversal com 70 iniciativas de 15 secretarias e atenção especial à promoção do envelhecimento ativo como forma de aprimorar a saúde e autonomia do idoso.

Dividido em cinco eixos as ações, programas e projetos se baseiam no aumento da oferta de atividades e serviços para idosos, e na formação e capacitação de profissionais para lidar com as múltiplas e complexas questões do envelhecimento. Além da criação de oportunidades de interação da população idosa com outras gerações, como forma de incluí-la cada vez mais no contexto social e combater o preconceito contra o idoso.

O lançamento ocorreu em conjunto com a reabertura das atividades do Polo Cultural da Terceira Idade – José Lewgoy. O evento recebeu ainda a exposição fotográfica “Idades: Vidas em Atividade”, que retrata pessoas idosas participantes de serviços da Prefeitura de São Paulo com foco no envelhecimento ativo. As imagens foram realizadas pelo fotógrafo Piti Reali.

Plano Intersetorial

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com as demais secretarias municipais da Prefeitura Municipal de São Paulo e com o Grande Conselho Municipal do Idoso, formularam o Plano Intersetorial de Políticas para o Envelhecimento.

A elaboração do plano foi orientada por demandas e deliberações dos idosos representantes da sociedade civil, apresentadas na IV Conferência Municipal do Idoso. Incorpora também questões que surgiram nos encontros para a execução do Instrumento de Diagnóstico para o Envelhecimento Ativo – IDEA/Idoso e IDEA/Gestor, que fizeram parte dos processos para a obtenção dos Selos Inicial, Intermediário e Pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do governo do Estado de São Paulo.

Projeto Recorda SP

O Projeto Recorda SP é uma iniciativa de valorização da pessoa idosa incluída no plano com objetivo de resgatar, registrar e utilizar histórias e experiências dos idosos que participam de atividades de envelhecimento ativo da prefeitura. A prefeitura quer ouvir as histórias e registrar o conteúdo para, a partir dos relatos desenvolver ações de protagonismo do idoso e Intergeracionalidade nos serviços municipais.

Também haverá uma curadoria para selecionar entre as histórias personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas. Para participar do Projeto Recorda SP e ter suas histórias ouvidas pela Prefeitura de São Paulo é fácil, basta acessar aqui o questionário do programa e começar a jornada pela sua memória.

Polo Cultural

O Polo Cultural José Lewgoy, mais conhecido como Polo Cultural da Terceira Idade, oferece 19 oficinas gratuitas nos campos da cultura, lazer, esporte, educação e saúde, para o estimulo, motivação e sensibilização da pessoa idosa no fortalecimento e integração social. Foi criado em 2000, e atualmente tem aproximadamente 237 associados.

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Imagens: Prefeitura de São Paulo-Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...