conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Somos 60+ discutirá alternativas para o cuidado com o envelhecimento

Somos 60 - evento cuidado com o envelhecimento
Photo by Gustavo Fring on <a href="https://www.pexels.com/photo/happy-senior-couple-in-love-with-bunch-of-fresh-flowers-in-nature-4148984/" rel="nofollow">Pexels.com</a>

Depois de dois eventos online que abordaram, respectivamente, o etarismo – que é o preconceito contra o idoso – e a empregabilidade dos maiores de sessenta anos, com sucesso de público, o Movimento Somos 60+ promoverá mais uma edição do Somos 60+ Encontros, dessa vez, em dose dupla na próxima semana: nos dias 8 e 9 de dezembro.

Nos encontros, especialistas vão abordar alternativas para o cuidado com o envelhecimento no Brasil e no mundo, por mais qualidade de vida e redução de desigualdades. Para isso, a organização do Somos 60+ Encontros elencou um time de peso de especialistas ligados ao mundo da saúde dos idosos e da gerontologia, que se apresentarão em dois dias de evento.

No dia 8 (terça-feira), participarão Martha Oliveira, médica e doutora na área de envelhecimento humano pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e o mestre Alexandre Kalache, médico, gerontólogo, presidente o Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e co-diretor da Age Friendly Foundation.

Outros convidados do encontro são Euler Esteves Ribeiro, reitor da Fundação Universidade da Terceira Idade (Funati), do Amazonas; Renato Veras, editor da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Yussif Ali Mere Junior, médico e presidente da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo (FEHOESP) e a dra. Melissa dos Santos, médica com especialização em Geriatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Encerramento

No dia seguinte, quarta-feira (9), encerrarão a série de palestras, dr. Pedro Delgado, vice-presidente do Institute for Healthcare Improvement (IHI); dra. María de Los Ángeles Ghersi, que atua com o projeto Abueladas4.0, e Eloir Edilson Simm, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

O aumento da longevidade acarreta maior uso dos serviços de saúde, pressionando os sistemas de saúde pública e previdência, gerando mais custos e ameaçando a sustentabilidade do sistema. A alternativa para evitar a sobrecarga desse sistema é investir em políticas de prevenção de doenças, estabilização das enfermidades crônicas e manutenção da capacidade funcional.

“Sabemos que o Brasil é um país que envelhece a passos largos e que precisamos cada vez mais de alternativas para que esse processo seja cada vez melhor, em todos os sentidos: pessoal, profissional, físico e social”, explica a fundadora do Movimento Somos 60+, Tânia Machado.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Somos 60 Mais, a partir das 19 horas, nos dois dias. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla. O evento ainda arrecadará doações para a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), que atende crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Somos 60+

Criado por executivas da saúde, o Movimento Somos 60+ é uma plataforma de conteúdo e inclusão que gera informações e pautas relevantes e conecta pessoas que se dedicam ao público acima de 60 anos. Encabeçado por Tânia Machado e Valquíria Machado, o Somos 60+ quer fortalecer, junto às comunidades, os conceitos de diversidade e inclusão, além de enfatizar a importância da luta contra o etarismo e a violência ao idoso, promovendo a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos acima dos 60 anos de idade.

(Fontes: Somos 60+/DehliCom / Imagem principal Pexels)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises