conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Arquiteta cria ambientes inteligentes para idosos

Flavia Ranieri criou o smart loft

Um dos destaques da Longevidade Expo+Fórum (leia mais no blog), que terminou no dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, foi o ambiente criado pela arquiteta Flavia Ranieri. Em 65 metros quadrados, o smart loft da MYS Senior Desing reuniu tecnologia, automação e design de acordo com as necessidades das pessoas idosas. A primeira palestra que assisti de Flavia foi em setembro no Seminário Internacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, promovido pela Apae de São Paulo (veja a matéria no site).

“Eu fiz pensando numa casa que fosse moderna, contemporânea para quebrar um pouco o preconceito que as coisas para os idosos têm que ser estereotipadas, atadas. Com isso aproveitei e desenvolvi uma linha de mobiliário que tivesse essa linguagem, mas que fosse adequada, tivesse funcionalidade embutida”, disse a arquiteta ao blog.

O smart loft, criado por Flavia, contava, por exemplo, com uma cama com alças para ajudar o idoso a levantar e abaixar e um sofá com alturas diferentes, além de revestimentos, tecidos, louças e metais especialmente escolhidos. “Todos os detalhes do ambiente foram pensados em como ajudar em alguma atividade diária do idoso. Essa foi minha intenção com uma linguagem mais bacana”, destacou.

Automação

Um dos parceiros no projeto do smart loft foi a empresa AlarmBR do segmento de alarme, vídeo e automação. “A gente torna um ambiente inteligente mais seguro com sensores que servem tanto como segurança como para captar informação. O sensor da cama além de avisar quantas horas a pessoa dormiu, se ela acordou no horário ou não, ele ainda vai além e pode avisar se a pessoa não levantou ou não deitou”, explicou Marcelo Pires, diretor de Tecnologia da Informação (TI) da empresa. Segundo ele, sem obras é possível transformar uma casa antiga em atual.

Outro item importante, segundo Marcelo, é a luz balizadora (iluminação destinada à orientação), que oferece segurança para o idoso que levanta à noite e precisa ir até a cozinha ou o banheiro. “Tudo isso é tecnologia que a gente agrega para a comodidade de quem mora e para quem está longe”, ressalta. Representante de uma marca americana, a empresa oferece ainda um pingente para ser usado pelo idoso dentro da casa que, em caso de queda, o sistema avisa automaticamente as pessoas cadastradas. Veja mais sobre o smart loft no link.

Longevidade

A paixão de Flavia Ranieri, criadora do smart loft, pelo tema da longevidade começou há aproximadamente cinco anos. “Eu comecei estudando de forma informal e aí me apaixonei pelo tema. Fiz a pós-graduação em Gerontologia no Einstein (Hospital Albert Einstein), fui entrando cada vez mais e hoje eu só faço projetos para idosos”, contou.

Para a arquiteta, o potencial do mercado da longevidade é incrível, mas há desafios: “Eu acho que falta para as pessoas, para os investidores e empreendedores, perguntar para o idoso o que ele quer. Acho que tem muita gente fazendo coisas que eles acham que o idoso vai querer ou que vai ser legal, mas ninguém pergunta para o público final o que eles querem. Esse é um dos maiores erros, mas é um mercado incrível, com um potencial gigante se fizer a coisa voltada para ele”.

Flavia fez uma avaliação positiva da Longevidade Expo+Fórum. “É um marco, principalmente pela pegada da feira com muitas coisas que propositivas para o idoso ativo. Uma pegada mais alto astral que tem muito a ver com essa nova visão do envelhecimento, de que os novos idosos, a nova geração de idosos é muito diferente da geração antiga”, ressaltou. Saiba mais sobre o trabalho da arquiteta no site https://mysseniordesign.com.br. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises