conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Sesc tem curso online “Como estamos envelhecendo?”

Zezé Motta curso Sesc SP Como estamos envelhecendo

Inscrições abertas para o curso online gratuito “Como estamos envelhecendo?”, desenvolvido pelo Sesc São Paulo em parceria com a produtora Interação – Equipe Interdisciplinar em Ação, das pesquisadoras Flávia K. Fonte e Marcela T. Lazarini. “Se envelhecer pode ser a soma dos nossos amadurecimentos, erros, acertos, por que, ainda assim, temos tanto medo de ficarmos velhos?”, pergunta a atriz e cantora Zezé Motta, de 75 anos, apresentadora do curso. Inscrições gratuitas pelo site ead.sesc.digital.

O curso convida à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo, desmistificando estereótipos ligados à velhice. O objetivo é mostrar como o envelhecer é uma fase natural da vida, com desafios mas, principalmente, com novas experiências, aprendizados e oportunidades.

O conteúdo de “Como estamos envelhecendo?” tem como base pesquisas e estudos de especialistas e as diretrizes do trabalho social com idosos, realizado nas unidades do Sesc desde os anos 1960. Zezé Motta introduz discussões e realiza entrevistas com convidados idosos, como a atriz Eva Wilma, de 86 anos, que recentemente circulou o Estado de São Paulo com o musical “Casos e Canções”. O musical será apresentado online pelo projeto #CulturaEmCasa do governo do Estado no dia 26 de abril. Veja mais no blog.

Também há depoimentos de profissionais da área de envelhecimento e longevidade, entre eles Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade – Brasil (ILC-Brasil, sigla em inglês); Diego Miguel, especialista em gerontologia e velhices LGBT, e Claudia Fló, coordenadora da área técnica da Saúde do Idoos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os inscritos ainda contam com textos de apoio, indicações de filmes, músicas e artigos.

https://www.facebook.com/sescsp/videos/616944098937588/?v=616944098937588

Voltado para pessoas interessadas no tema, o curso tem um total de seis aulas com duração média de 15 minutos cada, trabalhadas de forma clara e objetiva. Os temas abordados a inversão da pirâmide etária no Brasil e no mundo, a desconstrução das visões estereotipadas sobre a velhice, acessibilidade e inclusão, novos papéis sociais da pessoa idosa, diversidade e sexualidade depois dos 60 anos, independência e autonomia.

Zezé Motta

Atriz e cantora, Zezé tem uma carreira profissional reconhecida pelo público e pela crítica. Sua estreia no teatro foi em 1967, com Roda Viva, sob direção de José Celso Martinez Corrêa, e, desde então, participou do elenco de importantes peças e também de mais de 30 filmes, 20 novelas, 4 minisséries, 16 peças teatrais e 13 shows musicais. Zezé Motta é um dos ícones do cinema e da cultura negra no Brasil. Ao protagonizar Xica da Silva, de Cacá Diegues, ficou conhecida mundialmente. No ano passado foi a grande homenageada pela Academia Brasileira de Cinema no 15° Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. Leia mais no blog. (Fonte: Sesc SP / Foto: Zezé Motta/Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises