conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Velhices

Sérgio Duque Estrada: longevidade e inovação

Sergio deu novo fôlego ao Aging 2.0 São Paulo (Reprodução Facebook)

Embaixador da Aging 2.0 São Paulo, organização responsável pela II Chamada de Negócios da Longevidade (confira a matéria no blog), Sérgio Werther Duque Estrada, com 62 anos bem vividos, fez sua carreira no mercado financeiro e atualmente é sócio de uma consultoria de análise financeira e econômica. Entrou efetivamente no segmento da longevidade ao ser responsável em 2016 pela reestruturação do Centro Internacional de Longevidade – Brasil (ILC, sigla em inglês), presidido por Alexandre Kalache, referência mundial em envelhecimento.

Três anos antes, porém, o potencial do público 60+ já chamava sua atenção. “Um grupo do setor imobiliário veio conversar conosco sobre a possibilidade da criação de residenciais diferenciais, ali comecei a olhar, ver coisas. Meu contato no ILC me fez mergulhar e entender um pouco o tamanho do segmento, a olhar, ouvir muito. Eu tive a possibilidade de trocar com várias pessoas que faziam parte do conselho do Kalache”, conta.

E foi por sugestão de Kalache que ele entrou para a Aging. A organização internacional, intergeracional e interdisciplinar, com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, tem como foco o público 60+, buscando auxiliar na identificação, fortalecimento e propagação de inovações. São Paulo é uma das mais de 80 cidades do mundo que conta com um capítulo da organização, que desde 2012 já auxiliou mais de 200 startups. Ele assumiu a filial de São Paulo oficialmente em janeiro de 2018.

“A Aging tinha parado no Brasil e estava querendo alguém que tivesse uma pegada de gestão. Conseguimos a pareceria com a Unibes Cultural e a USP Aberta á Terceira Idade. Estamos fazendo eventos, chamando pessoas. No primeiro ano (2018), ficamos em primeiro lugar dos chapters (capítulos) mundiais”, destaca, salientando o papel de todos os diretores que trabalham de forma voluntária na organização.

Eventos

Em parceria com a Unibes são realizados eventos mensais voltados para o envelhecimento ativo e qualidade de vida. O mais recente, “O Olhar na Longevidade”, ocorreu em junho e abordou oftalmologia e psicanálise, tratando das últimas técnicas, doenças, mas também da visão que temos de nós mesmos e dos outros.

No dia 16 de julho, das 19 às 21 horas, o tema será “Moradia 60+: Desafios, opções e tecnologia para longevidade”, em destaque as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, nas grandes cidades, questões financeiras, praticidade e tecnologia. Os ingressos custam R$ 20 e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Sympla.  

Para Sérgio, a longevidade ainda é um desafios para o mercado. “Há uma forma diferente de encarar o envelhecimento por questões psicossociais, mas são os mesmos desejos, as necessidades de saúde e lazer, talvez mais medo pela idade, mas está tudo ali, é o mesmo ser humano”, avalia.

A conscientização sobre a relevância da população idosa e o seu crescimento, segundo ele, vem crescendo mas ainda há um longo caminho. Como exemplo, ele cita o maior número de reportagens sobre o tema nos grandes veículos de comunicação como Folha de S.Paulo e Estadão, programas de televisão e o maior número de pesquisas sobre o tema. “As pessoas estão envelhecendo em uma taxa maior que a natalidade. Nós tínhamos a vantagem do superávit demográfico, e tudo isso começa a se modificar. Como se faz o preparo, como estas pessoas serão reinseridas nos setores socialmente ativos?”, conclui. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Eventos

O Programa Vem Dançar, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), terá neste ano um...

Notícias

Medida adotada pela prefeitura da capital, que entrou em vigor em fevereiro, vem gerando questionamentos por ter retirado um direito adquirido de idosos com...