conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

SeniorGeek inclui seniores no mundo digital

Tecnologia descomplicada em uma linguagem acessível para quem passou dos 50 e teve pouco ou nenhum contato com o mundo digital. Esta é a proposta da SeniorGeek, agetech criada por Dudu Balochini há pouco mais de um ano que propõe ser B2S, ou seja, Business to Seniores. E você sabe o que é uma agetech? Eu descobri na quinta-feira, dia 1 de agosto, na aula da Jornada SeniorGeek, pelo programa Longevidade 2019, apresentado pela Bradesco Seguros na Unibes Cultural. São empresas que lidam com tecnologia na longevidade, segundo Dudu.

Geek de longo tempo, matemático de formação, Dudu atuou na área de tecnologia e programação, e em 2016, escolheu um novo caminho: “Trabalhei na IBM, construindo terminal, com programação a vida inteira. Com uns 50 e poucos anos eu falei: ‘detesto fazer as coisas que eu faço, não aguento mais’”. A partir daí começou a escrever sobre o que achava relevante e surgiu o portal Totalidade. Conheça o site pelo link.

Em 2018 surgiu a SeniorGeek e o foco em tecnologia descomplicada. “Todo mundo ficava falando ensina a fazer isso, ensina a fazer aquilo, então falei vou ser um senior geek. Eu sou um geek, só que agora eu sou senior. Só que vou falar só sobre tecnologia que é a coisa que eu mais gosto, e vou fazer o portal Totalidade ser uma coisa colaborativa”, conta.

Uma experiência pessoal de Dudu fortaleceu a necessidade que ele sentia de simplificar a linguagem e mostrar que a tecnologia pode ser acessível a todos. “Eu passei por isso quando virei parte de uma startup. Não entendi uma palavra do que a pessoa que a deu a palestra falou, o que reforçou essa ideia que eu tinha de simplificar e criar a nossa linguagem, uma linguagem para entender todo esse mundo”, explica.

Este mês acontece o 11º encontro na Unibes Cultural com o tema Web 6.0. O evento deve contar com a participação de influenciadores digitais seniores. “Todo encontro desperta alguma coisa para o senior se inserir no mundo de tecnologia. No primeiro, há um ano e três meses, a gente falou sobre inteligência artificial, foram oito pessoas. Elas adoraram e assim começou”, revela.

No dia 30 de julho, o 10º encontro trouxe Hugo Camargo para falar sobre “Chatbot e inteligência artificial para substituir humanos em atendimentos”. “Todo mundo achava que era coisa do além e o cara mostrou que era a coisa mais idiota do mundo. Os faqs (Frequently Asked Questions, em inglês) que todo mundo fazia, as perguntas mais cretinas e frequentes”, explica.

Dudu Balochini comanda as aulas da Jornada SeniorGeek

Jornada SeniorGeek

Em julho teve início o curso Jornada SeniorGeek. O primeiro módulo foi voltado para criação e administração de sites. O segundo, que começou em agosto, ensina a integração do site com as redes sociais. As aulas não são lineares com espaço aberto para a troca de ideias. “Meu sonho de consumo era fazer uma coisa para o ano todo: como faz o blog, depois Facebook, Instagram, chatbot, comércio eletrônico, ensinar a fazer tudo”, conta.

Em breve a SeniorGeek deve se transformar em uma ONG. A ideia é que assim seja mais fácil a captação de recursos. “Vamos conseguir licenças gratuitas, laptops. É isso o que eu quero, fazer todo mundo se conectar”, finaliza. Saiba mais sobre o SeniorGeek no site. Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, a agetech vai participar da Longevidade Expo+Fórum no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento gratuito já está disponível no site. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises