conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

SeniorGeek 2020 lota sala no Google for Startups

SeniorGeek 2020 Inteligência Artificial Google for Startups

Como superar a tecnofobia, ou seja, o desconforto que traz o desconhecimento da tecnologia? Com conhecimento. Esta é a proposta do SeniorGeek 2020, projeto retomado por Antonio Carlos Antunes e Ricardo Pessoa. O primeiro encontro foi realizado no dia 19 de fevereiro no Google for Startups Campus, em São Paulo, com o tema inteligência artificial. A sala ficou lotada para ouvir Jaime Sichman, professor do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.

O público surpreendeu os organizadores. “Foi fantástico. Hoje nós tivemos 60 pessoas e uma lista de espera com mais de 25 pessoas já pedindo o próximo evento. Acreditamos que a gente acertou na forma de se comunicar com esse publico 60+”, destacou AC, como é conhecido Antonio Carlos.

Experiente no mercado de eventos, Ricardo Pessoa também comemorou o resultado do primeiro SeniorGeek 2020: “Eu fiquei muito surpreso com a quantidade de gente, realmente não esperava. Achava que ia ser mais difícil, porque eu estou acostumado a fazer eventos. Eu tenho uma casa de eventos em Natal (RN) e eu sei que é difícil colocar 50 pessoas em uma sala”.  

O diferencial, segundo Ricardo, está na proposta do SeniorGeek: “O que a gente está fazendo é muito relevante, não é brincadeira. Você vê hoje as pessoas vivendo 25 anos a mais e vai fazer o que com esses 25 anos? O que a gente quer justamente é que essas pessoas façam, botem para fora o conhecimento que tem”.

Para AC o evento mostrou as bases do projeto: “O DNA do SeniorGeek é esse, o que o 60+ pode fazer com relação a todas as suas habilidades que ao longo da vida vem aprimorando, o que vai fazer a partir da sua história. Eu vejo a quantidade de repertório que esse público tem e está muito mal utilizada ou subutilizada”.

A meta do SeniorGeek 2020 é realizar mais encontros, além de workshops e cursos, ao longo do ano não só em São Paulo, como em Natal (RN) e outras cidades do país, de forma presencial e on-line. E apoiar, seguindo o conceito Business to Senior (B2S), a criação de uma rede de empresas e profissionais que facilitem novos negócios, da abertura a operação, como também dar apoio a três iniciativas/startups na área da longevidade.

Inteligência Artificial

Jaime Sichman e Ricardo Pessoa SeniorGeek 2020 Inteligência Artificial
Jaime Sichman respondeu dúvidas do público ao lado de Ricardo Pessoa

Mais que um conceito de Inteligência Artificial, o professor Jaime Sichman destacou o objetivo dessa nova tecnologia que é desenvolver sistemas para reduzir tarefas melhor realizadas por seres humanos. Ele fez uma linha do tempo desde os anos 1950 até os dias atuais, desmitificando enredos comuns nos filmes de ficção, onde a tecnologia supera o ser humano.

No ano passado, segundo o professor, a USP foi selecionada, por meio de um edital da Fapesp e IBM, para receber o Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil. Com avanços como este surgem novas expectativas e temores, como problemas com privacidade, o risco de bugs (falhas operacionais) e os impactos sociais com a mudança tecnológica afetando a economia e reduzindo ainda mais o número de empregos. Um caminho que exige novas políticas e fiscalização por parte do governo e da sociedade.

Participe!

Os encontros do SeniorGeek 2020 em São Paulo devem ser mensais. A expectativa é que o próximo seja na segunda quinzena de março e mais uma vez no Google. “O Google é uma casa muito especial. Quando acolheu o Dudu (Balochini, criador do SeniorGeek) foi uma das únicas startups no mundo que trabalhava o assunto 50+ ou 60+ mais. Em homenagem a ele pedimos o espaço e a gente foi acolhido”, conta AC.

Quer indicar algum tema? Participe da pesquisa e contribua com os próximos encontros. Acesse: https://bit.ly/2uSKU9e. Entre em contato também através do e-mail: seniorgeek.2020@gmail.com e acompanhe no Facebook: souseniorgeek. No blog você encontra mais informações sobre Dudu Balochini e o início do projeto. Acesse aqui. (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises