conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Artigos

Seis curiosidades sobre implantes dentários

Saúde bucal - implantes
Vale a pena investir no sorriso e cuidar da saúde bucal (Freepik - www.freepik.com)
Alvaro Rodrigo dos Santos*

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, refletimos sobre as mulheres idosas. Nesta fase elas merecem atenção especial e um dos assuntos que estão sendo muito discutidos pela classe odontológica é a suplementação, principalmente no que diz respeito à reposição de cálcio, e os prejuízos que podem ocorrer em relação aos implantes dentários.

Qual a importância da função mastigatória para a saúde?

Como se sabe, uma boa mastigação facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo e as mulheres idosas que têm queixa da qualidade dos dentes naturais ou próteses precisam ter mais atenção. Com implantes é possível resgatar a qualidade da mastigação e, consequentemente, uma maior absorção dos nutrientes.

Qual a relação entre a suplementação e os riscos ao implante?

É muito discutido hoje os prejuízos de uma suplementação, principalmente relacionada ao cálcio. Para as mulheres que já têm implante ou as mulheres que pensam em fazer, é preciso consultar um profissional e buscar orientação para que seja um procedimento saudável.

Pacientes com osteoporose podem ter implante dentário?

Se você tem osteoporose, a boa notícia é que pode sim ter implante dentário, no entanto, essa doença retarda a regeneração do osso da maxila do paciente. Por isso, o tratamento precisa de atenção especial. O dentista deve esperar um pouco mais do que o tempo tradicional para colocar o implante. De qualquer forma, o sucesso do procedimento é semelhante a pacientes que não têm a doença.

E com diabetes?

Os pacientes também podem realizar implantes dentários normalmente. Estudos têm mostrado que não existe maior incidência de complicações por causa da doença.

Pacientes que já tiveram câncer podem ter implante?

Quando o paciente inicia o tratamento quimioterápico deve ser encaminhado ao dentista para realizar uma avaliação, independente de sintomas. Se houver a necessidade de implante é necessário esperar o fim do tratamento oncológico. O implante é inclusive uma forma de enfrentar a doença, levando a vida da mesma forma que vivia antes do diagnóstico. Para ter sucesso nos implantes em pacientes depois do tratamento contra o câncer é imprescindível muito cuidado e dedicação.

Quais os benefícios?

Os benefícios são muitos, principalmente para as mulheres que estão preocupadas com a harmonia do rosto. O sorriso é um cartão postal e vale a pena investir nele. Um belo sorriso influencia até na qualidade de vida da pessoa.

Alvaro Rodrigo dos Santos
Alvaro Rodrigo dos Santos

É especialista em implantes e diretor técnico da franquia Oral Unic Implantes, unidade de Mogi das Cruzes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Notícias

Atividade online oferecida pelo Campus Virtual Fiocruz tem como cuidados integrais, vacinação, contatos sociais, entre outros

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises