conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

SBGG-RJ promove Simpósio Envelhecimento LGBT+

Simpósio Envelhecimento LGBT - SBGG-RJ

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Envelhecimento LGBT+: Aspectos Conceituais e Vivências, promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Rio de Janeiro (SBGG-RJ) com apoio do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC Brazil).

O evento será dividido em duas partes nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro (sábados), das 9 às 11h30, com transmissão por plataforma online. Inscrições pelo Sympla. Confira o valor das inscrições no site. Há valores diferenciados para associados e estudantes.

Na Parte I do simpósio, no dia 28 de novembro, o tema será O contexto atual da velhice LGBT+. A abertura será com curta-metragem do jornalista Yuri Fernandes, responsável pela série LGBT+60: Corpos que Resistem, e as boas-vindas do presidente da SBGG-RJ, Daniel Azevedo.

A provocação inicial será de Alexandre Kalache, presidente do ILC Brazil, com o tema Difícil ter saído do armário. Ser enfiado de volta, cruel. Depois Yuri contará sobre sua experiência na série com a palestra Um jovem jornalista em busca de corpos LGBT+ que resistem.

Outros palestrantes da Parte I serão o geriatra Milton Crenitte, voluntário na ONG Eternamente Sou, com o tema Categorias de gênero e sexualidade: uma discussão oportuna e necessária; Michael Adams, da SAGE (Advocacy &Services for LGBT Elders) – Defesa com e em nome de pessoas idosas LGBT+: Nós nos recusamos a ser invisíveis; Ricardo Iacub, da Argentina – Mirando hacia el Sur – O contexto portenho. Está previsto um debate com os palestrantes, moderado por Daniel Azevedo, e o encerramento com Ivan Abdalla, ambos da SBGG-RJ.

Gênero e sexualidade

O tema da Parte II, no dia 5 de dezembro, será Envelhecimento, gênero e sexualidade: contribuição da antropologia. A abertura terá mais uma vez o curta-metragem de Yuri Fernandes, seguida da palestra Gênero e heterossexualidade compulsória: conceitos sociais importantes para o atendimento em saúde, com Maria Luiza Heilborn, do IMS/UERJ.

Outros destaques são Carlos Eduardo Henning, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Universidade Federal de Goiás, com a palestra Orgulho Grisalho e pessoas idosas LGBT+; Margareth Gomes, coordenadora-geral de Cooperação Técnica do Ministério da Cidadania – Lesbianidade e envelhecimento, e Ricardo Lopes Correia, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DTO-UFRJ) – Promoção da cidadania da pessoa idosa LGBT+.

Após um breve intervalo, será apresentado o Relato de experiência: A luta infinda, com Yone Lindgren, e depois haverá o debate com os palestrantes moderado por Carolina Rebellato (SBGG-RJ) e Ricardo (DTO-UFRJ). O encerramento será com Alexandre Kalache (ILC Brazil) e Daniel Azevedo (SBGG-RJ).

(Fonte: SBGG-RJ / Imagem principal de SatyaPrem por Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises