conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Eventos

SBGG-RJ abordará envelhecimento LGBT+ e sono

Primeiro simpósio será no dia 12 de junho com foco na pessoa idosa transgênero, e o segundo, no dia 26, sobre sono e envelhecimento

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Rio de Janeiro (SBGG-RJ) debate em junho o envelhecimento LGBT+ e o sono. O primeiro evento será o “2º Simpósio de Envelhecimento LGBT+: Uma reflexão sobre as vivências trans”, que será realizado neste sábado, das 8h30 às 12 horas. O foco são as questões relativas à saúde e dilemas sociais da pessoa idosa transgênero. A transmissão será por plataforma online. Confira o valor das inscrições no site da entidade.

O simpósio é voltado para estudantes de graduação, residentes, profissionais da saúde, grupos LGBT+ e interessados na temática. As aulas não poderão ser consultadas posteriormente. A abertura será com o presidente da SBGG-RJ, Daniel Azevedo, seguida pela palestra “Breve panorama da pessoa idosa trans brasileira” com Ale Mujica Rodrigues, Doutore em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Mesa I sobre “Saúde da Pessoa Trans” contará com a participação do médico geriatra Milton Crenitte, da Faculdade de Medicina da USP e diretor de projetos da ONG Eternamente Sou; o endocrinologista Henrique Cardoso Cecotti e Maria Aguiar Bezerra, especialista em gênero e sexualidade da PUC-SP.

As palestras vão abordar temas como hormonização, instituições de longa permanência e saúde cardiovascular. A moderação será de Margareth Gomes, da SBGG-RJ, com comentários de Marina Reidel, diretora de Promoção dos Direitos LGBT, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Após um breve intervalo a Mesa II do simpósio falará de “Passos e Impasses”. Os convidados são Rafaelly Wiest, da Aliança Nacional LGBT; Guilherme Silva de Almeida, professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Denise Thaynáh Leite, assessora da Superintendência de Políticas LGBTI da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Os palestrantes trarão temas como discriminação e violência, cotidiano das pessoas idosas transgêneros e políticas públicas. Os moderadores serão Ricardo Lopes Correia, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, e Ivan Abdalla Teixeira, da SBGG-RJ.

No encerramento do simpósio, será anunciado o livro “Introdução às velhices LGBTI+” com Carolina Rebellato e Margareth Gomes, ambas da SBGG-RJ, e o geriatra Milton Crenitte. Mais informações pelo e-mail sbggrj@sbggrj.org.br.

Sono e Envelhecimento

A SBGG-RJ, com o apoio da Associação Brasileira de Medicina do Sono, explora os múltiplos aspectos do tema ao longo do simpósio, que será realizado no dia 26 de junho, das 9 às 12 horas, pelo YouTube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento. Confira o valor das inscrições na plataforma Sympla.

O Simpósio Sono e Envelhecimento abordará a fisiologia do sono e as alterações típicas do envelhecimento, higiene do sono, sono e metabolismo, transtornos do sono no idoso, o que o geriatria precisa saber sobre apneia obstrutiva do sono, polissonografia (descrição do exame que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral, entre outros parâmetros, e critérios para encaminhamento), se há relação entre sono e doenças neurodegenerativas e a indicação e prescrição de melatonina, conhecida como hormônio do sono.

(Fonte: SBGG-RJ / Imagem principal: Amor foto criado por freepik – br.freepik.com)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises