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SBGG lança concurso para alunos sobre etarismo

Os estudantes interessados deverão produzir uma redação sobre o tema; o texto vencedor será lido no congresso de 2023

SBGG - concurso de redação etarismo- estudantes

O Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lança o concurso de redação com o tema “Etarismo: Como mudar esse comportamento?”. A iniciativa faz parte do projeto SBGG Vai às Escolas, que visa proporcionar aos jovens brasileiros uma compreensão maior sobre o processo de envelhecimento e uma reflexão sobre o futuro. Afinal, os adolescentes de hoje compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos idosos”, possivelmente muito ativos e fazendo parte da força produtiva do país.

O Concurso “Etarismo: Como mudar esse comportamento?” é direcionado a alunos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições são gratuitas e vão até 20 de setembro. Os interessados devem inscrever-se no site do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG). Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher a categoria “Concurso de Redação”. Cada trabalho deve ter apenas um autor.

Cada participante deve escrever uma redação inédita e original em Língua Portuguesa. O texto deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sendo avaliado por uma comissão composta por especialistas em Gerontologia titulados pela SBGG, de todas as regiões do país.

O vencedor do concurso será premiado com um notebook e receberá uma passagem e uma diária, junto com o seu responsável, para a leitura da redação na abertura do Congresso, em 23 de março de 2023.

A importância do concurso

A terceira edição do concurso terá como foco central o “Etarismo”, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ação permeada por estereótipos (como pensamos), preconceito (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) com as pessoas por causa da sua idade.

“O objetivo é despertar nos jovens o interesse pelo processo de envelhecimento, fazendo com que, ao pensarem em formação profissional, tenham a clareza de que existe um público que deverá, também, ser alvo de seu trabalho. Além disso, despertar nas escolas a importância de serem inseridos conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos”, afirma Dra. Ivete Berkenbrock, presidente da SBGG.

(Fonte: SBGG / Imagem: Old family photo created by prostooleh – www.freepik.com)

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